Logo Sociedade Ponto Verde

UMA AULA VIVA!
Uma aula viva!
2014-05-30
Uma aula viva!

O novo Bosque Encantado, no Jardim Zoológico de Lisboa, tem o patrocínio da Sociedade Ponto Verde.
E os objectivos estão bem definidos: educar e promover a utilização de materiais reciclados.

 

A partir do dia 28 de Maio de 2014, data em que assinala 130 anos de vida, o Jardim Zoológico de Lisboa passa a contar com um Bosque Encantado totalmente renovado, com destaque para a área do Parque das Merendas. A inauguração deste novo espaço é um dos momentos mais aguardados das celebrações, esperando-se centenas de visitantes ávidos por descobrir que surpresas reserva este trabalho de reabilitação feito com 16 toneladas de embalagens recicladas, o equivalente ao peso de seis hipopótamos!

Com essas embalagens, construiu-se mobiliário urbano e criou-se uma área de brincadeira para as crianças com “casinhas de aves”, todas feitas em plástico reciclado. Esta foi, no fundo, uma forma de “devolver” as embalagens aos consumidores sobre a forma de “mobiliário urbano”, integrando-o na paisagem do Zoo e nas actividades aqui existentes e garantindo um final adequado para os resíduos reciclados, fechando o ciclo. Desta forma procura-se, também, promover a utilização de materiais reciclados num espaço pedagógico destinado a toda a família.

Esta reabilitação permitirá disponibilizar mais informação sobre as aves e répteis que estão presentes na apresentação, bem como sobre sobre aves que, em Portugal, estão em risco de extinção. A renovação de toda a sinalética existente no Bosque Encantado promove, precisamente, essa facilidade de informar os visitantes que, também a partir deste dia que se quer de festa, passarão a contar com ecopontos para a separação de embalagens em todo o recinto do Jardim Zoológico de Lisboa, sendo um espaço certificado 3R6.

 

Fique a conhecer algumas curiosidades sobre o Jardim Zoológico de Lisboa.

Sabia que...

- As camas dos primatas e felinos nas instalações interiores são feitas de plástico reciclado?

 

- Das mudas de alguns animais são utilizados como enriquecimento ambiental para outras espécies, como as penas de flamingo na instalação das chitas

 

- O Zoo tem ao seu cuidado mais de 60 espécies pertencentes ao EEP (Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas) fundamental para a reprodução de espécies ameaçadas e gestão das populações em cativeiro e posterior reintrodução na Natureza. Deste programa fazem parte, por exemplo, a Tartaruga-de-pescoço- comprido-de-roti, o Lémure-preto-e-branco-de-colare aCatatua-pequena-de-crista-amarela

 

- No ZOO são plantadas e mantidas algumas espécies de plantas para suprir necessidades alimentares de alguns animais herbívoroscomo bambus e bananeiras? 

 

- Os bebedouros de muitos animais repõem automaticamente a água consumida conforme as suas necessidades,evitando-se desperdício?

 

- A primeira inseminação artificial em tigres-da-sibéria com sucesso na Europa foi feita pelo Jardim Zoológico, em parceria com a Estação Zootécnica Nacional?

 

- O logótipodo Jardim Zoológico já foi um rinoceronte?

 

- O Jardim Zoológico já reintroduziu na Naturezavários animais de espécies ameaçadas?

DESCUBRA AINDA