Logo Sociedade Ponto Verde

CASAS MODULARES
Casas Modulares
2015-06-25
Casas Modulares

Quando pensamos no termo redux, somos transportados para o universo do cinema e da literatura, onde surge associado a novas versões, melhoradas e atualizadas, de algo que já foi feito no passado. Ora, o que a dupla de arquitetos composta por João Araújo Sousa e Joana Correia da Silva veio propor é um novo conceito de habitação, capaz de aliar as técnicas de construção mais inteligentes a um design excecional.

 

O meio para consegui-lo é a utilização de módulos Redux, que, ao invés de outros sistemas modulares, oferecem a particularidade de poderem adaptar-se às características do terreno. “Partindo de módulos base, em conjugação com várias escolhas de revestimento, desenhamos uma casa à medida dos gostos e das necessidades do cliente”, explica João Sousa, que garante a presença dos arquitetos na instalação da casa.

 

Mas este projeto, vencedor de uma menção honrosa na categoria One-Many no concurso internacional Marlegno Designing the Future 2014, vai mais além e mostra uma preocupação com o ambiente. “Apresentamos um sistema de construção sustentável, com a total compreensão do que um edifício pré-fabricado deve ser no século XXI. Incluímos técnicas avançadas de construção em madeira, alta performance térmica, equilíbrio da luz e ventilação natural, energia solar fotovoltaica e aproveitamento da água da chuva”, explica o arquiteto. As opções de design e acabamento são infinitas e cada edifício é o resultado de uma colaboração genuína com cada cliente, respeitando o local, as especificações do projeto e o orçamento previsto. E é possível o recurso a diferentes sistemas de construção, quer seja na estrutura, nos isolamentos ou nos revestimentos. Aqui, ganha destaque a utilização de materiais como a madeira, a madeira queimada e a cortiça, a que se juntam pormenores como o facto de a secção superior do telhado ser invertida, com o objetivo de direcionar a água da chuva para um recipiente que irá redistribuí-la para os serviços domésticos e irrigação do jardim. 

 

Entretanto, a dupla de arquitetos foi um dos 16 finalistas do World Bamboo Design Competition 2014, fruto do projeto Bamboo Spirit, um pequeno pavilhão que Joana e João pretendem ver construído para a feira mundial do bambu, a realizar em setembro na Coreia do Sul. Mais um passo desta dupla de arquitetos no sentido de promover uma construção cada vez mais sustentável. 

DESCUBRA AINDA