CALENDÁRIO PONTO VERDE
PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO ANUAL
DATAS DA FACTURAÇÃO
Os pagamentos à Sociedade Ponto Verde podem ser feitos de duas maneiras:
Se a contribuição anual a pagar for inferior ou igual a 1.000 € (sem IVA incluído) a factura é emitida a 15 de Maio com data de vencimento de 29 de Junho.
Se a contribuição anual a pagar for superior a 1.000 € (sem IVA incluído), o pagamento é efectuado em 4 prestações com as seguintes datas:
Em qualquer um dos casos, e se houver algum acerto a fazer relativo ao valor facturado por estimativa no ano anterior, o mesmo será efectuado após entrega e validação da declaração do ano corrente. Para obter o valor de acerto a ser facturado pela SPV, tenha em consideração que o montante facturado durante o ano transacto teve como base os pesos declarados sobre o ano anterior a esse.

Assim, ao aplicar os valores ponto verde do ano transacto à declaração real desse ano, obterá o montante que deveria ter pago em relação a esse ano. É precisamente a diferença entre esse montante e o que foi facturado como estimativa no ano transacto, o valor do acerto a ser facturado.
Todas as nossas facturas têm a indicação da sua data de vencimento. Caso as facturas não sejam liquidadas dentro do seu prazo de vencimento, a SPV poderá emitir juros de mora. Estes juros são calculados à taxa supletiva em vigor à data da emissão dos mesmos, fixada por lei para operações comerciais.
A contribuição financeira mínima anual a pagar à SPV é por esta definida e pode ser alterada em cada novo ano.

Em caso de falta de pagamento, a SPV pode aplicar juros de mora. Os juros de mora são calculados à taxa supletiva em vigor à data de emissão da factura de débito dos juros, fixada por lei para operações comerciais.
FACTURAÇÃO ELECTRÓNICA
Na procura constante pela melhoria dos serviços que prestamos aos nossos clientes, passámos a disponibilizar as nossas facturas em formato electrónico.
Pode facilmente encontrar esta funcionalidade na área reservada SPVNET CLIENTES. Ao activar esta funcionalidade, a sua empresa deixará de receber facturas em papel e passará a receber um e-mail de alerta sempre que seja disponibilizada uma nova factura na sua área de SPVNET CLIENTES. Este é um serviço totalmente gratuito, com as seguintes vantagens:
REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE PAPEL UTILIZADO E CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS;
ARQUIVO AUTOMÁTICO DAS FACTURAS NO COMPUTADOR;
RECEPÇÃO MAIS RÁPIDA DAS FACTURAS.
AUDITORIAS
Todos os anos, as empresas clientes do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE) têm que declarar as quantidades de embalagens que colocam no mercado nacional.
De maneira a garantir a equidade entre todos os clientes do sistema, bem como a manutenção do rigor nos números apresentados anualmente, torna-se fundamental a existência de mecanismos que ajudem a SPV a alcançar estes objectivos. A auditoria às declarações anuais é um desses mecanismos e tem como principal função verificar o correcto e completo preenchimento da declaração anual em quantidades, peso e classificação das embalagens, quantificando e registando as omissões/incorrecções quando existentes.
Para a realização destas auditorias a SPV selecciona entidades independentes e devidamente credenciadas.
Como resultado da auditoria, a entidade auditora apresenta um relatório no qual resume os trabalhos efectuados. A SPV disponibiliza à empresa auditada um exemplar desse relatório.
A SPV, directa ou indirectamente (através da entidade auditora), garante a total confidencialidade dos dados que são solicitados e tratados, bem como dos resultados apurados nos relatórios de auditoria realizados.