Logo Sociedade Ponto Verde

CASCAIS MAIS
Cascais Mais
2014-05-30
Cascais Mais

A Câmara Municipal de Cascais foi galardoada com o primeiro prémio vistas internacional pelo trabalho de recuperação ambiental desenvolvido na Duna da Cresmina e do Pisão.

 

Cascais distinguiu-se este ano como melhor destino sustentável do mundo, um reconhecimento do Visions on Innovation for Sustainable Tourism Awards (VISTA), que conta com o apoio da Comissão Europeia. Entregue na Feira Internacional de Turismo, em Berlim,  a maior feira de turismo do mundo, após análise de mil candidaturas de todo o mundo, o prémio catapultou Portugal para as luzes da ribalta internacional, colocando Cascais como  referência no turismo sustentável, assinalando a requalificação ambiental.

 

Na entrega do prémio, em Berlim, o vice-presidente da Câmara de Cascais, Miguel Pinto Luz, afirmou que o galardão “vem comprovar que Cascais é um destino de elite internacional”.

 

Duna da Cresmina - protege os terrenos interiores da subida do nível do mar.

Quinta do Pisão - património paisagístico, ecológico, cultural e histórico.

10 número de metros que a Duna da Cresmina avança anualmente na direcção norte-sul.

2 os quilómetros de passadiços colocados para evitar a destruição da Duna da Cresmina.

66 número de hectares do projecto de recuperação do sistema dunar Cresmina-Guincho.

8 os exemplares de burros da raça Asinina de Miranda, única raça de burros Autóctone portuguesa, que chegaram à quinta em março de 2012 (para passeio e animais on farming)

2000 os metros de caminhos de apoio à visitação e interpretação do pisão reabilitado.

30 número de exemplares jovens de ovinos campaniça, raça autóctone caracterizada pela elevada resistência e rusticidade, para manutenção do habitat associado a prados e pastagens permanentes, que chegaram em fevereiro de 2012.

 

Sustentável

“Há três razões que fazem com que cascais seja esse destino de elite: a preservação da  natureza, que ocupa um lugar central na nossa acção política; temos a melhor gastronomia,  os melhores restaurantes e os melhores hotéis, e cascais é um destino de elite porque é de  todos, portugueses e estrangeiros, por igual”, sustentou.

O prémio vista – visions on innovation for sustainable tourism awards é uma iniciativa do destinet innovation group, que coloca cascais como referência no turismo sustentável,  assinalando a requalificação ambiental iniciada em 2010 no centro de interpretação da

Duna da Cresmina e quinta do pisão e que levou à recuperação de 90 hectares na zona da  Cresmina, no Guincho. No total, foram colocados 2 km de passadiços, evitando a destruição da Duna da Cresmina, que foi alvo de trabalhos de recuperação e consolidação de vegetação, introdução de sinalética e pontos de observação.

DESCUBRA AINDA