Logo Sociedade Ponto Verde

DICAS & CURIOSIDADES
"
Qual o papel mais amigo do ambiente:  papel reciclado ou papel proveniente das florestas?
2014-04-28
Qual o papel mais amigo do ambiente: papel reciclado ou papel proveniente das florestas?

A resposta pode ser AMBOS!

O papel reciclado evita o recurso às florestas enquanto que o papel com o selo FSC (Forest Stewarship Council) garante que a fileira florestal é  gerida de uma forma sustentável.

Qual o seu papel para o ambiente? Procurar os rótulos que certifiquem que a marca de papel respeita o ambiente e as florestas Portuguesas. 

"
Na semana do Dia Mundial da Terra lembre-se...
2014-04-21
Na semana do Dia Mundial da Terra lembre-se...

Desde a criação da Sociedade Ponto Verde que já foram desviados de aterro cerca de 6 milhões de toneladas de resíduos, o equivalente ao peso de 3 Pontes Vasco da Gama.

 

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Terra contamos com a sua ajuda para continuar a pintar a Terra de Verde. Se a embalagem pode ser reciclada, evite o lixo indiferenciado.

 

Não deixe em Terra as suas embalagens usadas.

"
Como separar as suas embalagens na Páscoa
2014-04-14
Como separar as suas embalagens na Páscoa
"
História do Papel
2014-04-07
História do Papel

Antes do fabrico do papel, o Homem recorria a métodos curiosos para se expressar, através dos desenhos e da escrita. Os homens primitivos usavam as paredes das cavernas; na Índia, escrevia-se em folhas de palmeiras; os Egípcios inventaram o papiro, um tipo de papel mais frágil proveniente da planta de papiro.

Mas  foram os chineses os pioneiros na invenção do papel.

Segundo a maior parte dos historiadores, o papel foi concebido por T’sai Lun 150 d.C. que criou a fórmula mágica para a criação do papel que conhecemos hoje, baseada numa mistura de várias plantas, principalmente ricas em celulose como o Eucalipto.

Contudo, o segredo do papel foi guardado pelo Império Chinês durante quase 600 anos e só depois foi divulgado para o resto do mundo através dos árabes.

A criação do papel deu origem a outras invenções. No ano de 868 surgia na China o primeiro livro impresso do mundo. No século 12 e 13 começou a circular, pela primeira vez, o dinheiro em notas como tentativa de diminuir a exploração das minas de cobre chinesas e também, para desvalorizar a moeda local.

Ao longo de vários séculos, muitos países aprimoraram a produção do papel para acompanhar o aumento das necessidades de consumo construindo máquinas de produção de papel industrial, altamente tecnológicas. Hoje, temos papel de vários tipos e formatos provenientes de matéria-prima virgem ou das embalagens que consumimos diariamente.

"
Embalagens ECAL agora 100% reutilizáveis
2014-04-04
Embalagens ECAL agora 100% reutilizáveis

A partir de agora já é possível recuperar “com grande pureza” o alumínio extraído das embalagens ECAL e assim assegurar a 100% a  reutilização destas embalagens.

Segundo o Jornal Público, este é “um processo de decomposição por acção do calor na ausência de oxigénio intitulado pirólise – desenvolvido pela Stora Enso Barcelona, fabricante de cartão que permite o aproveitamento de todos os componentes das embalagens de cartão para alimentos líquidos (ECAL), estimulando a sua recolha selectiva e prevenindo o envio de resíduos para aterros sanitários.”

 Saiba mais aqui.

"
Dica para quem tem animais domésticos
2014-04-02
Dica para quem tem animais domésticos

Se tem um animal doméstico lá em casa, não se esqueça que as embalagens das suas refeições também são para reciclar.