Logo Sociedade Ponto Verde

DICAS & CURIOSIDADES
"
Deve colocar embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo
2015-06-17
Deve colocar embalagens de cartão para alimentos líquidos no ecoponto amarelo

É verdade que as embalagens de cartão para alimentos líquidos se caracterizam pela sua composição mista. Assim, além de cartão, estas contém também polietileno e, em alguns casos, também alumínio, o que significa que não devem nunca ser colocadas no ecoponto azul. O seu destino deverá ser sempre o ecoponto amarelo.

 

Na reciclagem destas embalagens, utilizando processos mecânicos em meio húmido, é primeiro separado o cartão para a produção de pasta de papel que, depois de reciclada irá dar origem a objectos feitos com cartão reciclado (ex. caixas). Só depois de separado o cartão é que são separados o polietileno e o alumínio.

 

É um processo complexo e faseado, mas lembre-se: tudo começa em si. Separe sempre as embalagens correctamente.

"
Não deve colocar papel de cozinha no ecoponto
2015-04-28
Não deve colocar papel de cozinha no ecoponto

O papel e o cartão, para poderem ser reciclados devem manter inalteradas as suas propriedades originais, ou seja, estar completamente limpos de sujidade e impurezas.

 

Por isso, o papel de cozinha e os guardanapos, por terem entrado em contacto com outras substâncias, nomeadamente gorduras, não podem ser reciclados juntamente com o restante papel/cartão.

 

Assim, devem ser colocados junto dos resíduos indiferenciados, o vulgar "lixo”, de modo a não contaminarem o papel e o cartão "limpos".

"
Mafra está cheia de ratos
2015-03-26
Mafra está cheia de ratos

Este é um dos mitos mais famosos e não há quem não o tenha ouvido: ratos gigantes que se escondem nos subterrâneos do Convento de Mafra e que chegam a alimentar-se de pessoas. Na verdade, é tão dramático quanto falso. Vamos lá separar as coisas.

 

Sim, existem ratos nos esgotos do Convento, mas do mesmo tamanho e na mesma quantidade que em muitos outros lados. Uma reportagem foi investigar e nada de transcendente foi descoberto.

"
As latas não precisam de ser lavadas
2015-03-25
As latas não precisam de ser lavadas

As embalagens que vão para o ecoponto amarelo, como é o caso das latas metálicas, não necessitam de ser lavadas previamente, na medida em que estas irão passar por uma fase de limpeza durante os processos industriais de reciclagem.

 

O importante é que, antes de colocar no recipiente certo (o amarelo), escorra bem todo o conteúdo e espalme as embalagens. Com isto, além de ocupar menos espaço em casa e no contentor, também diminui o número de deslocações ao ecoponto.

 

E lembre-se: ao reciclar as latas de bebidas, de conservas, tabuleiros de alumínio, aerossóis e todas as embalagens de metal, está a fazer com que estas ganhem uma nova vida e sejam transformadas em novos produtos.

"
“A mulher grávida deve comer por dois”
2015-03-20
“A mulher grávida deve comer por dois”

Mais um célebre adágio que pode ser combatido por outro: gordura não é formosura. E, no caso, também não é sinónimo de saúde, nem para a mãe nem para o bebé. Vamos lá separar as coisas. 

 

Na realidade, a mulher deve consumir apenas 300 calorias por dia para ter uma gravidez saudável. Essa quantidade já é suficiente para que o bebé se desenvolva de forma satisfatória. O mais importante na dieta da mulher grávida é comer com qualidade.

"
Beber durante as refeições engorda
2015-03-16
Beber durante as refeições engorda

Nada disso. A única coisa que pode engordar, se beber durante as refeições, é a conta do restaurante. Feitas as contas às calorias, não é bem assim. Vamos lá separar as coisas.

 

Diz-se isto na presunção de que os líquidos ajudam a esvaziar o estômago mais depressa e, portanto, assim comemos mais.


Pois bem, não existe nenhuma relação entre os factos. O que acontece é que as bebidas tomadas às refeições diluem os sucos gástricos e tornam a digestão mais longa. Só por isso é preferível beber pouco enquanto se come.