Logo Sociedade Ponto Verde

DICAS & CURIOSIDADES
"
Embalagens bizarras
2013-03-15
Embalagens bizarras

Uma das formas de identificar um produto é, sem dúvida, a sua embalagem. Uma embalagem atractiva pode ser tão importante como o produto que contém. Conheça algumas embalagens  bizarras imaginadas pelos designers mais criativos.  Para sua inspiração. 

 

Garrafas de água de papel, sal e pimenta em foma de pilhas, uma pistola de tequilha ou pacotes de chá pendurados em cabides ou caixas de ovos que são também um puzzle, são apenas algumas das embalagens bizarras apresentadas aqui. 

"
Cidades de cartão
2013-03-01
Cidades de cartão

O homem sonha e a obra nasce. Chris Gilmour prova que é possível construir tudo o que quisermos, basta querermos. Paris,  na imagem, mas também Londres e Berlim já foram construídas pelo artista inglês, exclusivamente com caixas de cartão e cola.

O desafio maior, segundo o autor, é colocar os monumentos icónicos da cidade no seu local correcto de forma a transmitir a sensação de profundidade e tamanho real dos edifícios.

A réplica de Londres, a mais recente criação de Chris Gilmour, levou dois dias a concluir e tem cerca de 12 metros.

"
De papel de escritório a papel higiénico
2013-02-15
De papel de escritório a papel higiénico

Esta máquina transforma papel de escritório em papel higiénico. 40 folhas são necessárias para fazer um rolo. Será que passa por aqui o futuro da reciclagem de papel?

A máquina, afectuosamente chamada de Cabra Branca, retira agrafos, tritura o papel, mistura-o com água, alisa a polpa, seca-a, e enrola-a para fazer o papel higiénico.

Pelo lado negativo, pesa mais de meia tonelada e tem quase 2 metros de altura. Para se pagar a si própria necessitaria de fazer 200 mil rolos de papel, o que significa trabalhar sem parar durante 11 anos.

"
Já imaginou como seria um mundo sem poluição?
2013-02-08
Já imaginou como seria um mundo sem poluição?

Esta fotografia simula a paisagem nocturna de Paris se fosse possível retirar da equação a poluição luminosa que ofusca o céu dos grandes centros urbanos.

O fotógrafo francês Thierry Cohen é o responsável pela série, chamada Darkened Cities. O truque consiste em tirar uma foto do céu precisamente na mesma latitude da cidade escolhida, mas numa região menos povoada, e com a câmera exatamente no mesmo ângulo. Os resultados são fotos que jamais poderíamos observar na vida real.

"
Vancouver: primeira cidade pavimentada a plástico
2013-01-30
Vancouver: primeira cidade pavimentada a plástico

Vancouver prepara-se para ser a cidade mais verde do mundo em 2020. Para ajudar a atingir este objectivo, os canadianos começaram a pavimentar as ruas de Vancouver com plástico reciclado misturado com alcatrão. Este novo material derrete a temperatura inferior e poupa 20% de combustível ao ser produzido, o que é claramente uma mais valia para o ambiente.

"
Das Haus: a casa do futuro
2013-01-22
Das Haus: a casa do futuro

Todos os anos na cidade de Colónia, designers são convidados a construir aquela que consideram ser a casa do futuro.  O vencedor deste ano foi o designer italiano Luca Nichetto que utilizou elementos de arquitectura da Califórina e Japão para criar esta casa do futuro.

Determinado em eliminar as fronteiras entre o interior e o exterior, Nichetto projetou uma casa que tem plantas em todo o lado: nas prateleiras, na casa de banho, nas paredes e há até mesmo uma pequena horta no interior. Tomilho e alecrim crescem na cozinha e a sala de estar é um "pulmão verde," com altas árvores que criam um limite natural entre as diversas áreas da casa.