Logo Sociedade Ponto Verde

DICAS & CURIOSIDADES
"
Ero, o robot reciclador
2013-07-12
Ero, o robot reciclador

Omer Haciomeroglu, um estudante da Umeå Institute of Design na Suécia criou o Eroum robot que recicla cimento de uma forma energeticamente eficiente e separa os vários detritos no próprio local.

 

O projeto ganhou o 2013 Internacional Design Excellence Award (IDEA), na categoria "Projetos de Estudantes".

"
Primeiro elevador solar, em Portugal
2013-07-05
Primeiro elevador solar, em Portugal

A Otis acabou de estrear em Vila Nova de Santo André o primeiro elevador movido a energia solar em todo o mundo.

 

O elevador, denominado Gen2 Switch, está equipado com painéis fotovoltaicos, funciona com uma corrente monofásica de 220V e está equipado com uma drive regenerativa ReGen, que transforma em energia eléctrica o movimento do próprio elevador.

"
Robot separador. Será o futuro?
2013-06-12
Robot separador. Será o futuro?

O Recycler é um robot, criado pela empresa filandesa ZenRobotics, que consegue separar embalagens por material e colocá-las nas respectivas caixas de separação.

 

O Recycler usa sensores calibrados, câmaras de espectro visível, espectrómetros infra-vermelhos e sensores tácteis, conseguindo identificar e separar o lixo antes de o enviar para a reciclagem. 

 

Será o futuro?

"
Empresa suíça constrói fábrica alimentada a energia solar
2013-05-30
Empresa suíça constrói fábrica alimentada a energia solar

A Sputnik Engineering construiu uma nova fábrica totalmente alimentada por energias renováveis.

A empresa, cujo negócio é a construção de inversores solares, voltou-se para a energia solar no seu novo edifício. Um telhado solar de “proporção significativa” é a grande aposta para a produção de energia amiga do ambiente.

"
Design ecológico
2013-04-09
Design ecológico

A dupla de designers luso japonesa, Rui Pereira e Ryosuke Fukusada criaram a "Bug Collection", uma colecção de materiais de banho criados a partir de cortiça portuguesa com o toque minimalista japonês. 

 

A colecção consta de toalheiros, saboneteiras, esponjas, etc. e está exposta na Semana de Design de Milão.

"
Limpeza de plásticos dos mares
2013-03-26
Limpeza de plásticos dos mares

Slat Boyan, um estudante de 19 anos, revelou os seus planos para criar um mecanismo de limpeza que poderia remover 7.250.000 toneladas de resíduos plásticos dos oceanos de todo o mundo.

 

O dispositivo consiste numa rede de barras e plataformas de processamento flutuantes que poderiam ser colocadas junto a manchas de lixo em todo o mundo.  Em vez de se mover através do oceano, o dispostivo actuaria como um funil gigante atravessando a mancha de lixo.  O ângulo das barras forçaria o plástico na direcção das plataformas, onde seria separado do plâncton e filtrado e armazenado para reciclagem.