Logo Sociedade Ponto Verde

DICAS & CURIOSIDADES
"
2015-03-10
"A laranja à noite mata"

Claro que sim. Mas apenas se a pessoa a tentar comer inteira, de uma vez e sem tirar a casca. O que vale para qualquer altura do dia. Vamos lá separar as coisas.


A explicação pode estar na quantidade de vitamina C da laranja e no efeito excitante e estimulante que esta possui. Apesar disso, não existem estudos científicos que provem que comer laranjas à noite  impeça ou prejudique o sono, pelo que se a afirmação não é totalmente falsa, é pelo menos muito exagerada.

"
Embalagens de plástico, mesmo com gordura, são no ecoponto amarelo
2015-01-20
Embalagens de plástico, mesmo com gordura, são no ecoponto amarelo

Hoje em dia, o plástico é um dos materiais mais encontrados nos aterros sanitários, representando uma parte significativa das embalagens que vão parar a aterro.

 

Ao reciclar as suas embalagens usadas está a contribuir para a redução do consumo de recursos naturais,  uma vez que a reciclagem de uma tonelada de plástico economiza 130kg de petróleo e promove a poupança de energia em 70%.

 

Sempre que separar as suas embalagens e as encaminhar para reciclagem, o mundo inteiro poupa recursos  e reduz o desperdício e a poluição. 

"
Do velho se faz novo!
2015-01-13
Do velho se faz novo!

Ao reciclar os seus copos de plástico, garrafas de água e embalagens usadas está a proporcionar que ganhem uma nova vida e sejam transformados em novos produtos. Por isso, se a sua garrafa de plástico já está vazia, está na hora de lhe dar o destino adequado.

 

Siga os seguintes passos:

 

1º Escorra  bem todo o conteúdo – não é necessário lavar a embalagem, uma vez que esta passa por uma fase de limpeza durante os processos industriais de reciclagem.

 

2º Espalme a embalagem – desta forma para além de ocupar menos espaço em casa e diminuir o número de deslocações ao ecoponto, também reduz o volume que vai ocupar no contentor.

 

3º Coloque a tampa –  para que não volte à sua forma original é essencial colocar a respectiva tampa após espalmar.

"
Em Dia de Reis separe as suas embalagens correctamente
2015-01-06
Em Dia de Reis separe as suas embalagens correctamente

Sabia que o Bolo Rei está carregado de simbologia e representa os presentes oferecidos pelos três Reis Magos ao menino Jesus quando nasceu?

Por isso, neste dia de Reis, ofereça também o seu presente ao ecoponto amarelo e deposite correctamente a embalagem de plástico onde o seu bolo foi transportado. No entanto, se a caixa onde transporta o bolo for de cartão, lembre-se que o seu destino deve ser no ecoponto azul.

A reciclagem de  embalagens usadas  é muito importante, uma vez que permite fabricar inúmeros materiais com muito menos energia, evitando assim o consumo de matérias-primas virgens. 

"
Separe os seus frascos de perfume usados
2014-12-16
Separe os seus frascos de perfume usados

Os perfumes são presentes incontornáveis na época de Natal. De várias fragrâncias e com diferentes aspectos, os frascos de perfume podem ser eternizados e transformados em outros materiais.

Desde que estejam vazios, os frascos de perfume podem e devem ser colocados no ecoponto verde, mesmo contendo o mecanismo de vaporização incorporado.

 

Separe sempre os seus frascos de perfume usados!

"
Não coloque o pirex no ecoponto
2014-12-02
Não coloque o pirex no ecoponto

Na hora de fazer o bacalhau com todos ou o peru no forno para a ceia de Natal, se partir o seu pirex  preferido lembre-se que este não deve ser colocado no ecoponto verde.

Como o pirex não se funde à mesma temperatura das embalagens de vidro, ao colocá-lo no ecoponto verde estará a prejudicar o fabrico do vidro reciclado.