Logo Sociedade Ponto Verde

SER OU FAZER: EIS A QUESTÃO
Ser ou fazer: eis a questão
2012-10-01
Ser ou fazer: eis a questão

O Verão começou de forma pouco animadora para os portugueses, em especial os mais novos: o desemprego entre os menores de 25 anos atingia 36,4%, segundo dados do Eurostat. Muitos rumam ao estrangeiro, mas há quem arrisque e dê vida às suas ideias. Como Ricardo Belchior e Bruno Mendes, mentores da Funmácia. Ali encontramos “grande variedade de doces colocados em embalagens farmacêuticas identificadas com rótulos com sentido de humor bastante apurado”, explica Ricardo Belchior. Tinham 25 e 26 anos quando avançaram com o projecto. O primeiro espaço abriu em Outubro do ano passado, em Lisboa. Seguiram-se mais dois e esperam terminar o ano com cinco lojas.

 

Também aos 26 anos, Inês Ribeiro e Raquel Policarpo criaram a Time Travellers, agência de turismo que organiza viagens no tempo. “Levamos as pessoas a conhecerem o passado, a visitarem sítios e monumentos arqueológicos e históricos que muitas vezes estão escondidos dos visitantes ou que, quando visitados, não são totalmente compreendidos”, explicam. As duas amigas viram num negócio próprio uma alternativa à precariedade. “É, pelo menos, a certeza de que não estamos dependentes da motivação e do esforço de outros para continuarmos a ter trabalho e emprego”.  

 

É entre os 25 e os 34 anos que se regista a maior taxa de actividade empreendedora em Portugal (6,7%), segundo o Global Entrepreneurish Monitor Portugal 2010, recorda o presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários, Francisco Maria Balsemão. Mas há quem o faça mais cedo: Carolina Salgueiro Pereira é estudante de educação física, surfista, cronista, voluntária na ONG SOS Salvem o Surf e uma das criadoras da marca Frozen, que inclui Frozen Wear, linha de roupa; Frozen TV, canal online; e Frozen Shape, dedicada a pranchas de surf. E só tem 19 anos. “Ainda não fiz uma centésima parte daquilo que quero fazer. O grande erro está em não se fazer nada porque se acha que se faz pouco”, diz.

 

Carolina, Ricardo, Bruno, Inês e Raquel já deram os primeiros passos.

 

Fotos: Filipe Pombo/AFFP

DESCUBRA AINDA