Logo Sociedade Ponto Verde

A SUA TORNEIRA É INTELIGENTE?
A sua torneira é inteligente?
2016-07-27
A sua torneira é inteligente?


Que a água é um bem escasso todos sabemos, e as regras para a poupar ao máximo devem ser postas em prática em todos os momentos do nosso dia a dia: quando lavamos as mãos ou os dentes, quando tomamos banho... Foi a pensar nisto que a marca Bruma criou a primeira torneira monocomando a obter certificação de eficiência hídrica A+ em Portugal. A novidade está no facto de todos os componentes desta torneira serem de fabrico nacional. “Parece banal? Mas não é. Afinal, quantos produtos na fase pioneira da certificação energética são de produção 100% portuguesa?”, questiona a marca, garantindo: “É um motivo de orgulho contribuir para uma melhor gestão deste recurso, cada vez mais escasso, que é a água.”

 

A inédita classificação A+ foi atribuída ao modelo Lusitano, da Bruma, pela Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais (ANQIP), por permitir reduzir o consumo de água até 60%. Sim, leu bem – mais de metade de poupança na água consumida lá em casa. Para bem do ambiente e também da carteira na hora de pagar a fatura da água. “Poderia ser tarefa simples se fosse reduzido o conforto, mas o mérito da inovação está aí: com um limitador de caudal especial, que se ajusta às diferenças de pressão, foi possível manter de forma constante um caudal máximo de cinco litros por minuto. Quem utiliza não tem qualquer perceção de desconforto ou de menos água a fluir, pois um espumador, com a função de misturar o ar com a água, que proporciona um fluxo perfeito”, explica à Recicla Hugo Costa Reis, responsável da Bruma para as áreas de marketing e exportações.

 

O segredo da poupança de água, e também da energia consumida para a aquecer, reside numa tecnologia inovadora AirEcoDrop, que inclui um cartucho cerâmico Smooth Breeze.

A torneira tem também um sistema ColdStart, que permite uma poupança automática de energia com a abertura do manípulo sempre na posição central (em água fria), ou seja: “Só com um gesto claro e intencional (rodando o manípulo para a esquerda) se abrirá a água quente, evitando o tão comum e dispendioso disparo involuntário do esquentador ou caldeira.

 

Com a escassez de água a nível mundial, cada vez é mais importante os fabricantes de torneiras, como a Bruma, assumirem posições e definirem objetivos exigentes na conceção e desenvolvimentos dos seus produtos. Esta preocupação, naturalmente, traduz-se na consciencialização dos clientes, que procuram soluções com vista à poupança de água pelas duas vertentes: questões ambientais e financeiras”, refere ainda Hugo Costa Reis.

 

A Bruma, cujas origens remontam a 1953, possui várias coleções com diferentes estilos, do mais moderno ao mais clássico, e tem como filosofia a versatilidade, produzindo mais de 30 modelos de torneiras e marcando presença em mais de 20 países. Além da qualidade, preocupa-se também com o ambiente, fazendo uma forte aposta em modelos ecológicos.
No ano de 2007, a empresa, com sede em Vila Nova de Famalicão, ganhou o primeiro prémio do Espaço Inovação Tektónica, por ter sido o primeiro produtor mundial de torneiras em ecobrass, uma liga isenta de chumbo que não contém qualquer resíduo de substâncias tóxicas. A sua composição inclui 76% de cobre, 21% de zinco e 3% de silício, tornando-a amiga do ambiente. Esta matéria-prima inovadora permitiu que o modelo Ecobrass fosse eleito para o projeto de habitação ecológica eHco, da associação ambientalista Quercus, no qual só podem ser introduzidos equipamentos que contribuam para uma casa mais ecológica no âmbito de um desenvolvimento mais sustentável do ambiente.

 

“Diariamente trabalhamos para incutir nos consumidores, clientes, fornecedores e partes interessadas a tomada de consciência das questões relacionadas com a gestão da água, recurso hídrico vital para garantir a sustentabilidade. É, pois, fundamental minimizar o impacto ambiental combatendo o desperdício e desenvolvendo produtos que garantam o uso eficiente da água”, reforça o responsável da Bruma: “A poupança de água é, mais do que uma preocupação, uma obrigação. Todas as nossas torneiras estão equipadas com sistemas de controlo de caudal, que, misturando ar com água, transmitem a mesma sensação de conforto de um grande caudal mas usando uma quantidade menor de água.” Poupar água, energia e respeitar os recursos naturais do Planeta colocam esta empresa nacional num posicionamento de vanguarda tecnológica.



TORNEIRAS MAIS ECOLÓGICAS


Cartucho cerâmico Smooth Breeze

Permite uma movimentação suave e mais precisa do mecanismo da torneira, para uma maior eficácia na regulação da temperatura da água e poupança de energia.


Sistema Bruma AirEcoDrop

Proporciona uma poupança de água de 30%. Quando a água é injetada no chuveiro, o ar mistura-se com ela, libertando um elevado número de iões de oxigénio – um litro de água mistura-se totalmente com três litros de ar. 


Bruma Pure Life

Com torneiras em aço inoxidável, esta linha utiliza uma matéria-prima amiga do ambiente que não transfere sabor ou elementos tóxicos para a água e é 100% reciclável.

DESCUBRA AINDA