Logo Sociedade Ponto Verde

PLÁSTICO PARA O MUNDO
Plástico para o mundo
2016-07-29
Plástico para o mundo


Palavras complicadas como polietileno ou polipropileno não serão muito conhecidas pelo cidadão comum, mas se acrescentarmos os muitos usos destas matérias na vida do dia-a-dia, em tubagens, embalagens ou nos simples sacos das compras, depressa se compreende a importância da reciclagem do plástico, atividade a que se dedica a empresa Micronipol. Fundada há cerca de 16 anos, nos arredores da vila de Ourém, é hoje uma das empresas líder, em Portugal, na reciclagem de plásticos e uma referência também a nível internacional.

 

O processo levado a cabo pela Micronipol para dar uma nova vida ao plástico que chega às suas instalações começa sempre pela triagem dos resíduos, que é executada através de um processo manual e automático, mas com recurso a tecnologia avançada. Os materiais são depois cortados, antes de avançarem para a linha de produção. Segue-se então a lavagem. Ao contrário dos desperdícios industriais e de produção, considerados materiais mais nobres, por chegarem à fábrica já limpos, os resíduos plásticos domésticos (recolhidos, por exemplo, nos contentores amarelos do ecoponto) necessitam sempre de serem lavados, o que levou os responsáveis da empresa a construir uma ETAR própria, em circuito fechado, para tratar as águas usadas neste processo. Poupa-se assim nos gastos e no ambiente.

 

“É sempre usada a mesma água, que a cada cinco horas volta ao início do processo”, explica Carlos Bento, um dos responsáveis da Micronipol, exemplificando assim a consciência ambiental que desde o início sempre norteou a evolução da empresa. O objetivo é potenciar a pegada ecológica através da reciclagem, maximizando recursos, criando valor para todos os envolvidos, acionistas, colaboradores e sociedade em geral.

 

No caso da Micronipol, em particular, a atividade empresarial centra-se precisamente na reciclagem de polietilenos e polipropilenos. No caso do polietileno, este é um material que possui alta resistência à humidade e ao ataque químico, mas tem baixa resistência mecânica. Aplicado à vida do nosso dia-a-dia, importa saber que o polietileno é um dos polímeros mais usados pela indústria, sendo muito utilizado no fabrico de folhas (toalhas, cortinas, embalagens, etc.), recipientes (sacos, garrafas, baldes), canos plásticos, brinquedos infantis, no isolamento de fios elétricos, entre muitos outros usos. Já o polipropileno é obtido a partir do propileno (propeno), sendo mais duro e resistente ao calor, quando comparado com o polietileno. É material muito usado no fabrico de artigos moldados e fibras.

 

De regresso ao processo de reciclagem, depois de cortado e lavado o plástico é submetido a um processo de extrusão do qual resulta um granulado que será aplicado posteriormente no fabrico de sacos, tubos, embalagens industriais ou nos mais variados artigos domésticos. Só para se ter uma ideia da dimensão do processo: para a Micronipol produzir 1500 toneladas de produto final (granulado) por mês são necessárias quase vinte mil toneladas de resíduos. Já depois de embalado em lotes de acordo com a sua futura utilização, os diferentes tipos de granulados são ainda sujeitos a uma análise laboratorial, de modo a confirmar se tudo está em conformidade com a encomenda inicial. Cerca de 80% da atual produção da empresa vai neste momento para a exportação.

 

As quatro linhas de produção que trabalham 24 horas por dia, com capacidade de processamento de 1500 toneladas por mês, permitem produzir uma vasta gama de produtos: desde material para simples baldes a granulados perfumados para as embalagens destinadas à indústria dos cosméticos, passando por tubagens com medidas específicas. De tudo um pouco se faz por ali, para dar uma nova vida ao plástico.



MOLDAGEM POR EXTRUSÃO

Este é o mais importante processo de transformação de plásticos. Extrudar significa “empurrar” ou “forçar a sair”. O processo de extrusão de plásticos consiste basicamente em forçar a passagem (controlada) do material granulado por dentro de um cilindro aquecido, por meio de roscas que transportam, misturam, compactam e permitem a retirada de gases libertados no processo. Na saída do cilindro, o material é comprimido contra uma matriz de perfil desejado, a qual dá formato ao produto, sendo este, depois, calibrado, resfriado, cortado ou enrolado.
 

DESCUBRA AINDA