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AEROPORTOS MAIS SUSTENTÁVEIS
Aeroportos mais sustentáveis
2016-03-03
Aeroportos mais sustentáveis

e.COBUS

 

O primeiro autocarro do mundo 100% elétrico para utilização exclusiva em aeroportos tem assinatura portuguesa. O e.COBUS pode ser produzido de raiz, mas a solução mais amiga do ambiente permite reconverter uma frota diesel em fim de vida. Um contributo, com marca nacional, para a redução da pegada ecológica dos aeroportos.

 

À boleia de um projeto que não chegou a concretizar-se, a portuguesa CaetanoBus, uma empresa do Grupo Salvador Caetano, materializou há dois anos uma ideia que vinha de 2009. Nessa altura, o objetivo era transformar autocarros diesel em híbridos, mas a crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental levou a empresa de Vila Nova de Gaia a mudar o foco, enveredando por outro caminho, mais ecológico, mas também mais exigente do ponto de vista técnico.

 

Tendo em conta a considerável frota de autocarros da marca COBUS já existente nos aeroportos, a CaetanoBus começou por recorrer a um autocarro de 2007 para criar um protótipo zero emissões, destinado exclusivamente aos aeroportos, num processo que envolveu a transformação de um veículo a diesel em elétrico. Ou seja, os engenheiros da empresa portuguesa criaram uma solução que, a um custo razoável para as autoridades aeroportuárias, permite reconverter um autocarro movido a diesel em fim de vida num veículo com um novo design e tração elétrica. Foram os primeiros a fazê-lo a nível mundial para uma viatura de utilização exclusiva em aeroportos.

 

 

As novas soluções

 

Com o setor dos transportes urbanos de passageiros em busca de novas tecnologias que permitam oferecer às populações um serviço alinhado com as novas exigências ambientais, a solução idealizada pela CaetanoBus inova ao permitir a alteração de uma frota de veículos já existente nos aeroportos, estendendo o seu ciclo de vida por mais 10 anos. Tecnicamente, a proposta da empresa portuguesa propõe até dois caminhos às entidades aeroportuárias, incluindo a produção de um e.COBUS totalmente de raiz, mas a solução mais ecológica é também a mais convidativa financeiramente, já que o autocarro novo custará sempre mais cerca de 100 mil euros do que a reconversão de um COBUS em fim de vida.

 

Numa comparação com os autocarros geralmente utilizados nos aeroportos, movidos a diesel ou a gás, o e.COBUS permite reduzir o custo com a fatura energética em cerca de 75%, a que se soma uma apreciável redução das emissões de CO2. Para além dos ganhos ambientais – a redução do ruído deve obrigatoriamente ser inserida na equação – e da otimização da eficiência dos veículos, os passageiros em trânsito nos aeroportos também ganham, já que a transformação promovida pela CaetanoBus não se limita a converter um autocarro movido a diesel em elétrico, envolvendo também uma remodelação que garante mais conforto aos passageiros.

 

 

A primeira vez

 

Com o lançamento do e.COBUS, a CaetanoBus transforma a forma como os aeroportos olham para a sua frota de autocarros. A empresa portuguesa reforça a sua aposta na mobilidade sustentável – e já investiu cerca de três milhões de euros no desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica – propondo uma alternativa capaz de responder à reduzida margem de manobra que os aeroportos dispõem para otimizar a sua pegada ecológica. E o investimento já deu frutos. Os primeiros seis e.COBUS foram recentemente entregues ao Aeroporto de Estugarda, numa cerimónia que contou com a presença do ministro dos Transportes e Infraestruturas do Estado de Baden-Württemberg e de membros do Parlamento Europeu. Até ao final deste ano sairão ainda mais quatro autocarros da unidade de fabrico de Vila Nova de Gaia destinados ao aeroporto de Genebra, e a empresa assegurou estar em negociações com outros aeroportos para novas entregas em 2016.

 

 

Autocarro Zero Emissões

 

Lotação | Capacidade para Receber 99 Ou 112 Passageiros

 

Velocidade | Atinge a Velocidade Máxima de 50 Km/H

 

Propulsão | 100% Elétrica, com Baterias De 85 Kwh ou 116 Kwh

 

Autonomia | 60 Ou 70 Km, Mediante Componentes Opcionais Elétricos Instalados

 

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