Logo Sociedade Ponto Verde

UM CALENDÁRIO PARA A FELICIDADE
Um calendário para a felicidade
2014-11-24
Um calendário para a felicidade

O que é a felicidade?

Foi esta eterna pergunta que serviu de ponto de partida para o projecto Felicidário, desenvolvido em parceria pela Encontrar+se (associação para a promoção da saúde mental) e a agência de publicidade e comunicação Lintas, que em 2013 lançaram este calendário/dicionário online com “365 definições práticas de felicidade”, uma para cada dia do ano. Os autores de cada uma delas são todos pessoas com mais de 65 anos que responderam afirmativamente ao desafio, feito pela Encontrar+se, de revelar o que as faz felizes. Porque, afinal, a felicidade pode ser algo tão simples como “ter a pele salgada”, “receber um abraço”, “adoptar um animal”, “dar um passeio de mota” ou “mascarar-se de super-herói”. São conceitos como estes, uns mais simples e outros mais elaborados, que desde o início do ano passado podem ser encontrados no site da organização, em felicidario.encontrarse.pt. A ideia é simples e tem-se revelado um sucesso, como se comprova pelas mais de 300 mil visitas ao website ou pelos mais de 23 mil gostos no Facebook.


Diariamente, as mensagens são partilhadas no site e na página do Facebook do Felicidário, sempre acompanhadas de uma ilustração, criada em exclusivo por um dos 12 ilustradores que colaboram com o projecto (Afonso Cruz, André Letria e Ricardo Henriques, André da Loba, Aka Corleone, Bernardo Carvalho, Carolina Celas, Irmão Lúcia, Júlio Dolbeth, Madalena Matoso, Maria Imaginário, Tiago Albuquerque e Yara Kono). Alguns destes trabalhos estão também expostos na loja online, onde podem ser adquiridos na sua versão física, em papel e emoldurados – custam 25 euros e as receitas revertem a favor da Associar+se, a associação que desde há oito anos tem como missão “fazer mais e melhor pela promoção da saúde mental e do bem-estar dos portugueses”.

Além das ilustrações, o Felicidário inclui a partilha de histórias de felicidade e prevê-se que seja continuado também fora da Internet, através da realização de sessões de promoção do envelhecimento activo e do bem-estar. O projecto nasceu em 2012, no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo, com o objectivo de potenciar o envelhecimento saudável, activo e integrado através do bem-estar e da qualidade de vida. Mas a felicidade é conceito sem idade, e o simpático calendário online, com as suas mensagens tão sábias quanto simples, depressa se tornou num fenómeno transgeracional. Uma sucessão de dicas e conselhos para se ser feliz durante todo o ano que vale a pena conhecer e, até – porque não? – adoptar no dia- a-dia. Seja qual for a idade, porque a felicidade, como toda a gente sabe, é algo que não pode adiar-se…

DESCUBRA AINDA