Logo Sociedade Ponto Verde

E A SUA EMPRESA É UMA B CORP?
E a sua empresa é uma B Corp?
2016-02-11
E a sua empresa é uma B Corp?

Impacto Ambiental

 

Chamam-se “empresas B” e usam o poder dos seus negócios para a resolução de problemas sociais e ambientais. Em Portugal são já cinco as organizações certificadas pelo norte-americano B Lab que olham para além dos lucros.

 

Não serem as melhores do mundo, mas sim as melhores para o mundo. Esta é a missão das B Corporations (em português, empresas B, ou seja, “benéficas”), uma certificação com origem nos Estados Unidos, atribuída pela organização sem fins lucrativos B Lab (fundada em 2007) após uma análise profunda ao impacto global causado pelas empresas. São um novo tipo de organizações, que usam o poder dos seus negócios como uma força do bem, para resolver problemas sociais e ambientais.

 

Em Portugal esta certificação é atribuída pelo Laboratório de Negócios Sociais, do Instituto de Empreendedorismo Social (IES), que em novembro de 2014 assinou uma parceria com o B Lab, tendo já conseguido distinguir cinco empresas nacionais com o selo de qualidade B Corp: Biorumo, ColorADD, Sector 3 – Social Brokers, Logframe e Abreu Advogados. “É ótimo que já tenhamos cinco B Corps no movimento em Portugal, uma vez que o processo é exigente e os standards são ambiciosos, mas queremos que todas as demais empresas se juntem. Ter mais duas a cinco até final do ano seria excelente”, explica Lénia Mestrinho, gestora do Laboratório de Negócios Sociais.

 

Com um impacto ambiental acima da média, a Biorumo foi uma das primeiras organizações portuguesas a receber a certificação B Corporation, em dezembro de 2014. Na opinião de Luís Sousa, responsável da consultora, este é mais um marco para a Biorumo, que há quase duas décadas atua na área da sustentabilidade, sendo este um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido desde 1998. “A certificação da Biorumo como B Corp permitir-lhe-á um crescimento mais sustentável, com uma ligação mais forte às comunidades onde desenvolve a sua atividade. Além disso, criou uma ligação a outros projetos empresariais, tanto em Portugal como no exterior, pelo facto de pertencermos a uma rede que liga empresas em mais de 40 países”, refere Luís Sousa.

 

Atualmente existem mais de 1400 B Corps em 42 países e 130 indústrias em todo o mundo, sendo que desta comunidade fazem parte grandes multinacionais, como a Ben&Jerry’s, empresas cotadas em bolsa, como a brasileira Natura, start-ups tecnológicas, como a Kickstarter e a HootSuite, ícones da sustentabilidade, como a Patagonia ou o Triodos Bank, entre muitas outras.

 

Enquanto empresa de consultoria em ambiente e sustentabilidade, a Biorumo “acredita que a estratégia de sustentabilidade é indissociável da estratégia de gestão, e por isso trabalha em conjunto com as organizações para a definição e desenvolvimento do rumo mais adequado para o equilíbrio das vertentes ambiental, social e económica, sempre em contacto e interligação com os stakeholders”, explica Luís Sousa.

 

Para conseguirem a certificação de B Corp as empresas candidatas têm de responder a um longo inquérito de avaliação do seu impacto global e obter uma pontuação de, pelo menos, 80 pontos, num total de 200, incorporar novas cláusulas na sua documentação legal e assumir um compromisso público e transparente. Para isso, o B Lab disponibiliza um conjunto de ferramentas gratuitas online.

 

A ferramenta mais importante é o B Impact Assessment, um inquérito gratuito que permite fazer um diagnóstico da organização quanto à sua performance social e ambiental. Trata-se de um questionário muito exaustivo, dividido em várias áreas: governance, colaboradores, comunidade, ambiente e modelos de negócio de impacto. “O processo, não sendo fácil e rápido, é acompanhado pelas equipas do B Lab e do IES, que apoiam a certificação das empresas. Mas não deixa de ser um processo exigente, pela quantidade de indicadores ambientais, sociais e económicos que são pedidos”, alerta o responsável da Biorumo, concluindo que “a principal mais-valia resulta da utilização da ferramenta Avaliação de Impacto B, que nos permite avaliar a performance social e ambiental da totalidade da organização, num processo comparativo com outras organizações do setor”.

 

 

 

Quais são as B Corps Portuguesas?

 

Coloradd

www.coloradd.net

Linguagem universal para a interpretação de cores por pessoas com daltonismo.

 

Biorumo

www.biorumo.com

Empresa de consultoria que assenta a sua política de gestão na responsabilidade social e ambiental.

 

Sector 3 Social Brokers

www.sector3.com.pt

Empresa especializada em empreendedorismo social vocacionada para apoiar instituições particulares de solidariedade social.

 

Logframe

www.logframe.pt

Empresa de consultoria e formação dedicada ao setor social. O objetivo é aumentar o impacto social das organizações com que coopera.

 

Abreu Advogados

www.abreuadvogados.com

Sociedade de advogados que promove a política dos 3 Q’s: qualidade humana, qualidade técnica e qualidade organizacional.

 

 

DESCUBRA AINDA