Logo Sociedade Ponto Verde

MISSÃO: COMBATER O DESEMPREGO JOVEM
Missão: Combater o desemprego jovem
2015-11-12
Missão: Combater o desemprego jovem

Economia Verde

 

A partir de setembro, o novo projeto JEVE – Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade inaugura uma plataforma de e-learning para formar futuros empreendedores mais atentos às questões da sustentabilidade.

 

Dar formação a 300 jovens na área do crescimento e da economia verde, formar 120 técnicos de organizações locais para a temática e envolver cerca de 800 jovens em formações através de uma nova plataforma de e-learning, com estreia prevista para setembro de 2015, são os principais objetivos do novo projeto JEVE – Jovens para o Empreendedorismo Verde e Empregabilidade, criado para ajudar jovens desempregados entre os 18 e os 30 anos a adquirirem competências de empreendedorismo numa vertente mais sustentável. A decorrer até março de 2016, a missão final do JEVE é criar uma plataforma de empregos verdes à qual os jovens portugueses possam aceder e pesquisar oportunidades de trabalho nesta área.

 

Resultado de uma parceria entre duas organizações nacionais sem fins lucrativos – a Plataforma para a Educação do Empreendedorismo em Portugal (PEEP) e a K-Evolution –, o JEVE ambiciona “combater o desemprego jovem e promover a inclusão social através do desenvolvimento de atitudes e competências empreendedoras e relacionadas com a economia verde”, como explicou Sofia Santos, diretora da K-Evolution, durante a apresentação do projeto na Green Business Week. De acordo com os dados mais recentes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), 35% dos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos estão desempregados, um problema que esta nova plataforma online ambiciona ajudar a resolver ao promover novas possibilidades de emprego verde entre o público alvo. Tudo isto com o apoio do Programa Cidadania Activa, da Fundação Calouste Gulbenkian, e da associação internacional EEA Grants (com transferência de boas práticas da Noruega e da Islândia).

 

Em entrevista à Recicla, Dana Redford, presidente da PEEP e coordenador científico do projeto JEVE, frisou que o empreendedorismo e a economia verde são áreas essenciais para os jovens portugueses e devem ser “inseridas” o quanto antes nos currículos escolares nacionais, desde o ensino básico até à universidade. “Os portugueses já incorporaram o empreendedorismo e a inovação nas suas vidas, e isso já está no mindset dos jovens. No que diz respeito à economia verde, Portugal tem uma vantagem competitiva significativa face a outros países”, garante o responsável pelo projeto, sem esconder que espera que o JEVE “implemente boas práticas, que possam depois ser exportadas para a Europa. Queremos ajudar os jovens a empreender e a criar novos negócios verdes para o seu futuro”. 

 

Plataforma de e-learning gratuita para os jovens

 

Na opinião de Sofia Santos, diretora da K-Evolution, a criação de negócios verdes em Portugal tem aumentado a bom ritmo, mas ainda está longe de deixar de ser um nicho. No entanto, sublinha, um bom primeiro passo foi dado em 2015 com a assinatura do Compromisso para o Crescimento Verde. Quanto ao JEVE, a responsável da K-Evolution diz que a ideia é “trazer esta nova economia verde até aos jovens, para perceberem que a Natureza e o ambiente também podem ser origem e fator de criação de emprego e de riqueza”. 

 

Sobre a plataforma de formação em e-learning propriamente dita diz que irá funcionar a partir de setembro e nela os jovens podem-se inscrever, frequentando depois uma formação com a duração ideal de cinco semanas, cinco horas por semana, mas que pode ser feita ao ritmo de cada um, até um total entre 800 e mil jovens.

 

Além de gratuita, a plataforma de e-learning terá diferentes módulos formativos a que os jovens podem aceder livremente. “O objetivo não é só aprenderem a criar empresas. Vai passar muito por trabalhar competências empreendedoras, transversais ao mercado de trabalho, identificadas tanto por universidades como por empregadores. Queremos preparar os jovens para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que conseguem explorar outras áreas de interesse, como a economia verde”, refere Catarina Maciel, gestora de projeto da PEEP. “Cada vez há mais pessoas interessadas em novos caminhos e numa economia mais sustentável”, sublinha. 

 

O que é a Economia Verde?

A definição surge no pacto assinado em abril de 2015 pelo governo e 82 organizações.

De acordo com o documento que resultou do debate no âmbito de Coligação para o Crescimento Verde Compromisso para o Crescimento Verde, economia verde é “aquela que resulta numa melhoria do bem-estar e da equidade social, e, simultaneamente, reduz os riscos para o ambiente e a escassez ecológica”.

 

Objetivos do Compromisso para o Crescimento Verde

O documento estabelece para 2020 e 2030 14 metas e 111 iniciativas, tais como:

• Aumentar o PIB verde em 5% ao ano e as exportações em 5%;

• Duplicar o emprego verde até 2030 (com um aumento anual de 4%);

• Atingir 40% de renováveis no consumo final de energia em 2030;

• Reduzir o consumo de energia no PIB em 1,4% ao ano;

• Reduzir as perdas de água de 40% para 20%;

• Aumentar a reabilitação urbana de 10% para 23% do volume de negócios da construção civil;

• Reduzir as emissões de CO2 em 30% a 40% em 2030, face a 2005;

• Aumentar a utilização de transportes públicos em 2% ao ano;

• Assegurar 10% de interligações elétricas até 2020 e 15% até 2030.

DESCUBRA AINDA