Logo Sociedade Ponto Verde

PEQUENAS PROMESSAS
Pequenas promessas
2011-09-01
Pequenas promessas

Participaram em campanhas da Sociedade Ponto Verde em prol da reciclagem e transformaram-se em crianças preocupadas com o futuro do planeta. 
Hoje lutam por um ambiente mais limpo e são um exemplo a seguir.

 

“Gostava que as pessoas reciclassem mais”, diz Tiago Fonseca. “Não consigo controlar toda a gente e vejo muito lixo a ser deitado para o chão”, lamenta indignado. Depois de ter participado em diversas campanhas da Sociedade Ponto Verde entre os 7 e os 10 anos, este menino é incansável no que toca à arte de reciclar e de manter a cidade sem lixo nas ruas. Em casa todas as embalagens são guardadas e separadas por ele. Afinal, foi um dos pioneiros a ensinar aos portugueses em que ecopontos devem as embalagens de papel, vidro e plástico. “Além de ter aprendido a reciclar, passei a querer ensinar”, afirma. A mãe, Ana Paula, comprova: “Ainda andava na creche quando chamou à atenção um senhor por atirar uma beata para o chão”. Em casa abre o frigorífico poucas vezes, usa lâmpadas de baixo consumo e sabe que a máquina de lavar roupa só funciona com carga máxima. Na escola tenta sensibilizar os colegas e mobiliza todos quanto pode para iniciativas amigas do ambiente. Recolheu tampas plásticas com os colegas que entregou à directora da escola em garrafões de 5 litros, uma iniciativa da campanha “Tampinhas”, que visa a angariação de tampas de embalagens posteriormente trocadas por material ortopédico e cadeiras de rodas, a oferecer a quem necessite de melhor qualidade de vida.

Aos 11 anos, Tiago deseja ser engenheiro informático, mas, para já, é apenas um aluno activo da Escola Francisco de Arruda, em Lisboa, que contribui para um mundo mais limpo.

Constança Leonardo, 9 anos, a viver na Pontinha, Lisboa, já tem um lema na vida: “Reciclar devia ser um prazer para o mundo inteiro”. Aprendeu-o nas campanhas da SPV “Pedinchões”, que incita os pais a cumprirem os desejos das crianças, ou seja, colocarem no local certo os papéis, vidros e embalagens para posterior reciclagem, ou na “Message in a bottle”, consagrada apenas ao vidro. Constança foi uma das crianças escolhidas para estas acções de sensibilização. Adorou a experiência: “Fiz amigos e aprendi que se reciclarmos podemos viver num ambiente muito menos poluído”. Os pais, de acordo com os objectivos do spot televisivo, foram influenciados. “A separação de materiais antes era uma intenção, hoje é uma prática”, garantem.

Doce e bem-disposta, Constança é uma menina poupada. Até nos adereços que não dispensa. Aprendeu na escola a fazer carteiras com pacotes de sumo e presentes para o dia da mãe e do pai com materiais recicláveis como garrafas de plástico, caixas de ovos, papel e cartolina. No futuro gostaria de participar em mais um anúncio da SPV. Confessa: “Queria dizer a todos que a reciclagem seria um grande presente para o mundo, senão ele pode acabar devido à poluição!”

Igualmente empenhado em contribuir para a redução do desperdício está Ricardo Hilário, 12 anos, natural da Ericeira. Tinha apenas cinco anos quando com outras crianças foi rosto da campanha “Enganos” que deu a conhecer ao público as “deixas” de que se tinha esquecido ou improvisos espontâneos durante filmagens anteriores. Posteriormente deu a cara por muitos outros anúncios televisivos. Tal como os anteriores companheiros de campanhas SPV, pôs em prática aquilo que defendia em teoria e passou a fazer a separação de resíduos. “Lá em casa tudo mudou”, recorda a mãe, Ana Patrícia. “Nunca nos tínhamos preocupado com a reciclagem e hoje é uma prática habitual”. Outros cuidados surgiram: em vez de garrafas de águas são usados garrafões, para diminuir o dispêndio de plástico, o volume da água das torneiras é controlado e as lâmpadas tradicionais estão a ser substituídas por lâmpadas de baixo consumo.

Rodrigo não influenciou apenas a família, também alertou os companheiros de escola para a importância da correcta colocação dos materiais recicláveis no ecoponto. “É difícil, porque eles são um pouco matreiros”, revela. “Mas eu sei que os pais, em casa, já aderiram”. Na escola procura dar o seu contributo de cidadão, pequeno, mas responsável. No Natal, por exemplo, levou embalagens de cereais para, com elas, decorar uma árvore de Natal oferecida pela instituição de ensino ao do hospital de Torres Vedras. Porque é com pequenos gestos que as grandes mudanças ocorrem.

 

 

 “Pedinchões” é uma das campanhas mais populares da SPV. Lideradas por Tiago, Beatriz e Carlos, convencem os pais da importância de separar as embalagens, pedindo ao seu jeito. Vão escolher embalagens de cada um dos materiais e relembrar aos mais velhos em que cor do ecoponto as deverão colocar. Esteve presente nos canais generalistas e nos canais de cabo SIC Notícias, RTPN, AXN, Fox, Hollywood, Panda, SIC Mulher, SIC Radical e TV Record.

DESCUBRA AINDA