Logo Sociedade Ponto Verde

PORQUE É FÁCIL RECICLAR
Porque é fácil reciclar
2011-06-01
Porque é fácil reciclar

Para acabar com ideias feitas e desculpas esfarrapadas, a RECICLA preparou um guia prático de reciclagem. 22 dicas para separar os resíduos e com mínimo esforço. Pronto para replicar as boas práticas?

 

Nos últimos anos a palavra reciclagem entrou no léxico dos portugueses. E nos seus hábitos. Só no ano passado a Sociedade Ponto Verde recolheu e reciclou 667 mil toneladas de resíduos de embalagem, o que corresponde a 59% das quantidades declaradas pelos seus embaladores. Com o contributo de todos foi possível superar logo em 2010 a meta definida para este ano: reciclar 55% das embalagens colocadas no mercado. Mas ainda a caminho a percorrer, em especial na reciclagem do vidro, único material que ficou aquém da meta definida (60%).

Para que se torne num reciclador nato – e porque o contributo de todos é essencial –, a RECICLA acaba com ideias feitas sobre reciclagem, mostrando que separar os resíduos é tão simples que facilmente se torna num gesto do dia-a-dia.

 

1- Onde devo fazer a separação dos resíduos?

Reserve em casa e no escritório uma área própria para colocar os materiais que serão colocados nos ecopontos. A cozinha, ou a copa, são boas opções.

 

2- Preciso de comprar contentores próprios para a reciclagem?

Existem várias soluções no mercado, algumas muito funcionais e em materiais amigos do ambiente. Também pode usar a criatividade e transformar objectos que tem em casa e já não utiliza em contentores para a triagem dos resíduos. Além do lixo convencional, deve incluir mais três, de acordo com os materiais: plástico, papel e vidro. 

 

3- O que devo colocar em cada ecoponto?

No ecoponto azul coloque papel: jornais e revistas, papel de escrita, caixas de cartão (não contaminadas por gorduras ou substâncias tóxicas); no vidrão coloque garrafas, frascos e boiões; e no ecoponto amarelo deposite embalagens de cartão para bebidas, latas, garrafas de plástico e sacos.

 

4- Há o risco de, após colocadas nos ecopontos, as embalagens serem misturadas?

A ideia de que os resíduos dos ecopontos são misturados nos camiões que os recolhem está errada. Não estranhe se vir um único camião recolher resíduos de vários materiais: trata-se de um veículo bi-compartimentados, portanto, as embalagens são colocadas em cubas diferentes.  

 

5- Preciso de lavar as embalagens antes de colocá-las no ecoponto?

Não, mas se quiser pode passá-las por água para evitar odores desagradáveis em casa enquanto não as leva para o ecoponto. É recomendável que escorra e despeje todo o conteúdo das embalagens. Se as espalmar, ocuparão menos espaço, o que facilitará o transporte

 

6- Devo tirar a tampa aos boiões?

Não. Pode colocá-los com tampas, que serão retiradas aquando do processo de triagem. 

 

7- E as janelas de plástico dos envelopes?

Não. Esse processo também decorre nos centros de triagem.

 

8- O que faço às rolhas de cortiça?

Pode entregá-las nos hipermercados Continente, centros comerciais Dolce Vita e agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas. Estes são os locais seleccionados pelo Green Cork, projecto desenvolvido pela Quercus em parceria com a Corticeira Amorim, o Continente e a Biological, que transforma as rolhas usadas em novos produtos. Contribui ainda para o financiamento do programa Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade, que planta árvores da floresta autóctone portuguesa.

 

9- Pratos e copos podem ser colocados no ecoponto verde?

Não. Objectos em cerâmica, porcelana, cristal, ou vidros especiais como pirex devem ir para o lixo convencional.

 

10- Onde deposito as lâmpadas?

Depende do tipo de lâmpada, mas nunca no vidrão. Entregue as fluorescentes (baixo consumo), que contêm mercúrio, nos estabelecimentos onde adquirirá novas lâmpadas, ou então deposite-as nos electrões, criados pela Amb3, uma das entidades nacionais responsável pela recolha de resíduos eléctricos e electrónicos. As lâmpadas incandescentes (têm filamento visível no interior) devem ir para o lixo comum.

 

11- Os aerossóis são recicláveis?

Sim. Deve colocar no ecoponto amarelo sprays para o cabelo, ambientadores,…

 

12- Os copos de iogurte vão para o lixo?

Não. As embalagens de iogurte, líquidos e sólidos, devem ser colocadas no ecoponto amarelo.

 

13- As caixas das pizzas que encomendei ontem vão para o papelão?

Como as embalagens são de cartão, podem ser colocadas no ecoponto azul. Mas assegure-se de que não estão sujas de gordura. Nesse caso, devem ir para o lixo convencional.

 

14- E os guardanapos de papel?

Têm como destino o lixo comum; não podem ser colocados no ecoponto. Por isso, use-os com moderação.

 

15- O que faço às pilhas?

As pilhas são altamente contaminantes. Por isso, nunca devem ser colocadas no lixo comum. Deposite-as no pilhão, disponível junto dos ecopontos ou nos hipermercados, geralmente junto aos Pontos Electrões e oleões.

 

16- E aos cd e dvd?

Ainda não são recicláveis. O melhor é usar a imaginação e dar-lhes nova vida, transformando-os, por exemplo, em espanta espíritos ou abat-jours originais.

 

17- Tenho máquina de café com cápsulas. Posso reciclá-las?

As marcas de café em cápsulas Nespresso e Delta têm programas próprios de reciclagem, com aproveitamento do alumínio para novos produtos e do café para adubo. Informe-se nas lojas. 

 

18- O tinteiro da impressora chegou ao fim. Deposito no lixo convencional?

Opte antes por reutilizá-lo, dirigindo-se a uma das várias lojas que enche tinteiros.

 

19- Qual o melhor destino para o óleo das frituras depois de usado?

Deitá-lo pelo ralo do lava-loiça não é opção. Bastam 10 litros de óleo para contaminar 10 milhões de litros de água, o equivalente ao consumo doméstico de um europeu ao longo de 140 anos. É preferível colocá-la numa embalagem de cartão para alimentos líquidos e depois depositá-la no lixo comum. Mas o ideal é entregá-lo num oleão, cada vez mais comuns, sobretudos nos hipermercados. Este óleo é transformado em biocombustível.  

 

20- A reciclagem das embalagens dá origem a que produtos? 

O vidro gera novo vidro, assim como o papel novo papel. Já o plástico dá forma a coisas muito diferentes. Por exemplo, a partir de 25 garrafas de plástico produz-se poliéster suficiente para dar forma a uma camisola. Vasos, tubos para canalização ou mesas de jardim são outros objectos que provêem do plástico reciclado. 

 

21- O ecoponto está cheio. O que faço?    

 Não deixe na rua os resíduos que separou – é punido por lei abandonar lixo na via pública. Se possível, dirija-se a outro ecoponto; caso contrário leve os resíduos de volta para casa e deposite-os no ecoponto noutro dia. A recolha será efectuada, certamente, muito em breve.

 

22- O meu contributo é importante?

Sim! Todos os gestos contam e quanto mais pessoas reciclarem melhor viveremos. 

DESCUBRA AINDA