Logo Sociedade Ponto Verde

VAMOS AO MERCADO!
Vamos ao mercado!
2013-05-17
Vamos ao mercado!

De norte a sul multiplicam-se as feiras e mercados de produtos biológicos, artesanato urbano, venda e troca de artigos em segunda mão. 
Parta à descoberta de alguns dos eventos que se realizam regularmente em vários pontos do país.

 

Ao domingo é certo e sabido: Luís Martins participa no Lx Market, em Lisboa. É aí que apresenta as suas criações feitas com caixas de madeira para vinhos, projecto a que deu o nome de Art’encaixa. “Faço desta feira a minha montra onde exponho e explico o meu trabalho, e dou a cara pelo mesmo”. Situado na Lx Factory, um dos locais mais trendy da cidade, o Lx Market é ponto de encontro de pessoas que apreciam produtos caseiros, objectos originais feitos à mão, peças vintage e artigos que valorizam a reutilização e reciclagem de materiais. Presença assídua desde o início deste evento domingueiro, Luís Martins faz um “balanço altamente positivo” desta experiência. Aliás, é na feira que vende grande parte do seu trabalho: “Pode ser adquirido pela net ou no meu ateliê, mas a esmagadora maioria é adquirido na feira. Ver e tocar as caixas faz toda a diferença”, reconhece. Aquilo que começou como uma preocupação pessoal – “Sempre achei que as caixas de madeira que transportavam vinho tinham um triste destino ao serem utilizadas como lenha, caixas para graxa…” – é hoje uma solução original muito apreciada. “A recptividade tem sido muito boa, bem acima das minhas expectativas. Não fosse a crise e penso que não teria muito tempo para responder a todos os pedidos”. Luís Martins usa as caixas como se fossem telas, de acordo com dois princípios: “Não trabalhar o exterior da caixa, respeitando a sua memória, e não utilizar fotocópias ou prints, só originais, que podem ser do século XVIII, ou mais recentes”, para decorá-la.     

Também Susana Soares, designer e criadora da marca Sushie, participa regularmente em feiras e mercados onde mostra as suas malas, pochetes, lenços em “tubo”. Mas cada vez é mais exigente. “Houve uma altura em que chegava a participar em três feiras por mês, até que deixou de fazer sentido”. Porque trabalhava apenas para produzir stock para o próximo evento, explica. Com boas vendas online (Facebook e blog), Susana opta por “fazer uma ou duas feiras por mês, no máximo, mas escolhendo sempre as melhores”. As vantagens de participar nestes encontros são várias, e não apenas económicas. “O carinho das clientes ao vivo é inexplicável”, orgulha-se. Com público interessado e sempre receptivo às novas criações, Susana vê a actual tendência de valorizar o trabalho manual e a reutilização de materiais como algo simultaneamente positivo e negativo. “Há uma série de projectos a nascer com materiais usados por causa da crise. As pessoas ficam sem emprego ou numa situação instável e sentem necessidade de fazer algo por elas próprias. Com a crise económica chegou também uma crise de valores e nem tudo o que é novo é bom. Há centenas de coisas copiadas e vendidas em “feirinhas”. A moda do feito à mão vale nada se a pessoa estiver a roubar o trabalho de alguém”, lamenta.       

 

Cabazes bio

 

Nem só de moda ou decoração vivem as feiras e mercados, também muito procurados para comprar frutas e legumes biológicos. A Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, dinamiza desde 2003 pontos de venda de produtos de qualidade, cultivados segundo princípios que respeitam a natureza. “O primeiro surgiu no Jardim de S. Pedro de Alcântara, em Lisboa, e depois passou para o Príncipe Real”, recorda Nelson Silva, director do departamento técnico da Agrobio. Hoje estes mercados decorrem em várias cidades, como Amadora, Oeiras, Setúbal e Aveiro, sempre com o apoio das autarquias. E com benefícios para produtores e consumidores: para os primeiros, “estarem agregados à associação mais antiga que promove e defende a agricultura biológica”; para os segundos, a garantia de que os produtos vendidos são alvo de controlo através de análises de rotina, além de se encontrarem certificados, aponta Nelson Silva.

Para comprar produtos frescos, há também uma alternativa às bancas dos mercados: os cabazes. Desde 2006 que a iniciativa Prove fomenta a criação de núcleos de pequenos agricultores. “Todas as semanas reúnem as suas produções e preparam cabazes de hortofrutícolas da época produzidas localmente com técnicas amigas do ambiente, que entregam directamente ao consumidor final”, apresenta José Diogo, técnico da ADREPES (Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal), responsável pelo Prove. Hoje existem 53 núcleos Prove, com 80 locais de entrega, envolvendo 120 agricultores e respectivas famílias. E cerca de 2.500 pessoas adquirem os cabazes com regularidade (semanal ou quinzenal). Um caso de sucesso que “contribui para a competitividade da pequena agricultura que utiliza técnicas tradicionais respeitadoras do ambiente, a criação de emprego e crescimento da económica local”, defende José Diogo. Escolhas com eco consciência, alternativas às grandes superfícies.  

 

 

FEIRAS HÁ MUITAS

A RECICLA apresenta mercados e feiras que se realizam um pouco por todo o país. Não é um roteiro exaustivo, mas um ponto de partida para descobrir eventos próximos de si.   

 

Mercados Agrobio

O primeiro surgiu em 2003 e desde então multiplicaram-se os pontos de venda com selo Agrobio, Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. Em breve, também Almada terá um mercado Agrobio e a médio prazo será a vez de Portimão. Mas os locais com mercados Agrobio são já muitos:

 

- Algés

Jardim de Algés, Sábado, das 9.00 às 14:00

 

- Amadora

Jardim Delfim Guimarães (junto à Estação CP), 4.ª-feira, das 14:00 às 20:00 (horário de Verão); das 14:00 às 18:00 (horário de Inverno)

 

 - Aveiro

Mercado Manuel Firmino, Sábado, das 9:00 às 14:00

 

- Carcavelos

Quinta da Alagoa, Sábado, das 9:00 às 14:00

 

- Cascais

Parque Marechal Carmona, Sábado, das 9:00 às 14:00

 

- Lisboa

Jardim do Campo Pequeno, Sábado, das 9:00 às 14:00

- Loures

Praça da Liberdade, Sábado, das 9:00 às 14:00

 

- Oeiras

Jardim de Oeiras, Sábado, das 9:00 às 14:00

 

- Setúbal

Jardim do Quebedo, 5.ª-feira, das 14:00 às 20:00 (horário de Verão); das 14:00 às 18:00 (horário de Inverno)

 

Mercado Biológico de Óbidos

Bem no coração da vila, o Mercado Biológico de Óbidos é uma montra de sabores, cores e aromas. Há um pouco de tudo: hortícolas verdes, fruta, vinho, licores, azeite, vinagres, bolachas, bombons, doçaria e salgados caseiros… Realizado há seis anos, esta iniciativa da Green Services Lda. e COOPSTECO (Cooperativa dos serviços Técnicos e Conhecimento, CRL), com apoio da câmara municipal, decorre às 6.ª-feiras, Sábados e Domingos, das 10:00 às 19:30 (horário de Verão), na Rua Direita, n.º28. O mercado acompanha ainda as festividades de Óbidos (Vila Natal, Festival de Chocolate, Mercado Medieval…), prolongando-se durante os dias dos eventos.

 

Feira de Artesanato e Mercado biológico – Cascais

Ao sábado, das 10:00 às 17:00, a Casa da Guia, em Cascais, acolhe a Feira de Artesanato e Mercado Biológico. Criatividade e sabores 100% nacionais, para descobrir num local agradável com vista sublime sobre o mar. A Casa da Guia dispõe ainda de esplanada, perfeita para um café, restaurante e lojas, e acolhe diversos eventos ao longo do ano, como exposições de pintura e escultura. Na Av. Nossa Senhora do Cabo, N.º 101.

 

Mercado Biológico de Tomar

Um sábado por mês, das 10:00 às 14:00, a principal artéria do centro de histórico da cidade dos Templários, Rua Serpa Pinto, acolhe o mercado biológico. Há um pouco de tudo, de hortaliças a vinhos, de frutas a doces, sem esquecer as ervas aromáticas. Todos os produtos respeitam os princípios da agricultura biológica. Esta iniciativa surgiu em Fevereiro do ano passado, com duplo objectivo: animar o centro histórico de Tomar e fomentar hábitos de alimentação saudável. Próxima data: 29 de Junho.

 

Feira de Agricultura Biológica, Santarém

Quinzenalmente, o Jardim da Liberdade, em Santarém, transforma-se numa montra de produtos biológicos. No âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Biológica, as Escolas Superiores de Educação e Agrária de Santarém, com apoio da autarquia, organizam este encontro de frutas e hortícolas, entre outros. Das 10:00 às 14:00, todas as segundas e quartas 4.ª-feiras do mês.

 

Zimbr’Arte – Feira de Artes e Artesanato, Sesimbra

Conhecida pelo areal dourado, mar tranquilo e boa gastronomia, onde não falta peixe e marisco frescos, a vila de Sesimbra realiza desde 2004 a Zimbr’Arte, Feira de Artes e Artesanato. De Junho a Setembro, habitantes, turistas e visitantes são convidados a descobrir as criações de mais de 30 artesãos, autores de peças de bijutaria, peças decorativas, pinturas… Com habilidade e imaginação dão nova vida a materiais tão diferentes como conchas, estanho, cortiça, madeira. Na Fortaleza de Santiago, das 10:00 às 23:00, no segundo e quarto domingo do mês.

 

Mercado Quebra Costas, Coimbra

O nome advém da rua onde se realiza: Quebra Costas, na cidade dos estudantes. Mas as actividades estendem-se ao Pátio do Castilho e Sala Arte à Parte, na Rua Fonseca Tomás, n.29. Porque o mercado Quebra Costas é mais do que um encontro de venda de produtos de artesanato urbano, livros, discos e vinis, venda e prova de iguarias gastronómicas. É também um evento com propostas culturais e artísticas, que entende “o espaço urbano como um espaço para o diálogo permanente, aberto à experimentação artística e à participação de todos”, lê-se na página de Facebook deste evento. Todos os segundos sábados de cada mês.

 

Feira Criativa – Artesanato Urbano, Aveiro

Exposição e venda de artesanato urbano, tradicional e gastronómico, e artes plásticas (pintura e escultura) aninam a Rua Direita, Praça da República e Rua Nascimento Leitão na cidade dos moliceiros. A iniciativa partiu da Associação Comercial de Aveiro – núcleo de Indústria criativa, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro e Junta de Freguesia da Glória. Próximas datas: 8 de Junho, 13 de Julho, 10 e 24 de Agosto e 14 de Setembro, das 9:30 às 19:00 (no horário de Inverno, de Outubro a Fevereiro, realiza-se das 10:00 às 17:00).

 

Mercadinho Lidador – Artesanato e Reciclados, Maia

Há produtos de artesanato urbano, reciclados e velharias neste mercado a norte do país, que decorre no primeiro sábado de cada mês, no Parque Central da Maia. A autarquia apoia esta iniciativa, que decorre das 9:00 às 18:00.

 

Braga Urban Market

Com o mote “uma feira de primeira, em segunda (mão)”, o BUM – Braga Urban Market apresenta-se como mercado de compra, venda e troca de artigos em segunda mão. Organizado por duas jovens bracarenses que pretendem dinamizar a cidade, realiza-se ao segundo sábado de cada mês no Largo Carlos Amarante, das 10:00 às 18:00 (se as condições atmosféricas não o permitirem decorre nos claustros da Rua do Castelo).

 

Mercado de Produtos Biológicos da Praia da Vitória

Às frutas e legumes frescos, cultivados sem químicos nem aditivos, juntam-se doces à base de produtos naturais e batidos de frutas e vegetais. Assim é o Mercado de Produtos Biológicos da Praia da Vitória, na ilha Terceira, Açores, iniciativa da  cooperativa Bioazórica, associação ambientalista G-Questa e Câmara Municipal da Praia da Vitória. O espaço, situado ao lado do Parque Ambiental do Paúl, foi inaugurado em Outubro de 2012. Aberto de 6.ª-feira a domingo.

 

Lx Market, Lisboa  

Todos os domingos, das 11:00 às 18:00, a Lx Factory ganha ainda mais vida. Roupa em segunda mão, roupa nova e acessórios de moda, artigos vintage, decoração, antiguidades, cerâmicas, livros, ilustrações, quadros e produtos artesanais feitos pelos vendedores atraem gente dos vários cantos da cidade (e não só). Há ainda momentos de animação neste mercado que tem como slogan “segunda mão de primeira”.

 

 

Sábados da Ribeira, Lisboa

Trabalho em materiais reciclados, joalharia e bijutaria de autor, peças de roupa desenhadas segundo a técnica de feltragem, peças de cerâmica, sabonetes artesanais, licores, rebuçados, azeitem e vinagres, velharias, livros e outras publicações usadas e antigas… É vasta a oferta do Sábados da Ribeira, que decorre todos os primeiros, segundos, terceiros e quartos sábados do mês, das 9:00 às 17:00, no Mercado Municipal da Ribeira, na Av. 24 de Julho em Lisboa.

 

Feira de Artesanato Português, Lisboa

A beleza da portugalidade, expressa em peças de artesanato nacional, genuíno e de autor, assim é a Feira de Artesanato Português. Decorre na Praça do Campo Pequeno, na capital, todos os sábados, das 10:00 às 19:00. Preservar, fomentar e divulgar ofícios portugueses – alguns ameaçados de extinção; estimular e promover novos conceitos e tendências no artesanato contemporâneo, e criar um local de referência turística, são os principais objectivos deste encontro.

 

Mercado do CCB Novo & Antigo, Lisboa

Todos os primeiros domingos de cada mês, as ruas e praça do Centro Cultural de Belém (CCB), acolhem um mercado que cruza expressão cultural e artística com objectivos comerciais. Antiguidades e velharias, moda, plantas, gastronomia e decoração, tanto nas vertentes criação como reutilização, brindam os visitantes com um vasto leque de produtos e artigos, das 10:00 às 18:00. Há ainda animações musicais e artísticas, apresentações musicais no Palco do Mercado e descontos especiais para espectáculos integrados na programação (30%).

 

Mercadinho dos Clérigos, Porto

Com vontade de dinamizar a baixa portuense, o Mercadinho dos Clérigos anima a Rua Cândido dos Reis no segundo e último Sábado de cada mês. Feira de artesanato, música, livros, livros, produtos biológicos e antiguidades, entre outros, dão mais vida à rua. A partir das 10:00.

 

Feira de Produtos de agricultura biológica, Porto

Bem no coração da Invicta, no Parque da Cidade, realiza-se uma feira de produtos biológicos: legumes frescos, fruta da época, leguminosas e frutos secos. Certificados, são vendidos directamente pelos produtores, todos os sábados, das 10:00 às 14:00. Uma iniciativa do município em parceria com a AGRIDIN, Associação Profissional para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica e Biodinâmica.

 

Feiras Francas, Porto

O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, equipamento da Fundação da Juventude, recupera uma antiga tradição portuense: as Feiras Francas que remontam a 1451 e durante 111 anos decorreram nas arcadas dos Edifício do Douro. Hoje é uma feira mensal (primeiro Sábado de cada mês), mostra dos trabalhos de jovens criadores e ateliês, animada por performances de teatro, dança e música.

 

Urban Market, Porto

Sem data fixa, o Urban Market é um festival de três dias ou uma edição especial de um dia que procura promover artistas e criadores portugueses de áreas como ilustração, joalharia, design de moda, design de produto, arts&crafts e food design, valorizando também o património e espaços da cidade do Porto. Conceito da Portugal Lovers, inclui ainda concertos, promovendo bandas nacionais, lançamento de espaços novos no centro histórico da Invicta, passatempos, activações de marca, exibição de documentários, provas de vinhos, entre outras. Mais informações: www.facebook.com/portugalovers.

 

O Berdinho – Mercado Rural, Porto

Dez bancas a preceito decoram de 15 em 15 dias, das 12:00 às 18:00, o pátio do Centro Comercial Bombarda, na R. Miguel Bombarda, na Invicta. São um regalo para os sentidos. Legumes frescos, plantas medicinais e ervas aromáticas, sal e azeite, queijos e enchidos, pasta fresca, chutneys, pestos variados, pão, broa… Os vendedores vão rodando de edição para edição, mas mantém-se a qualidade e a diversidade da oferta. O Berdinho surgiu pela primeira vez em Outubro do ano passado, no Passeio das Virtudes, fruto de um dos projectos desenvolvidos pela SPOT, que se apresenta como “sociedade promotora e produtora de ideias, eventos e iniciativas culturais, no âmbito da realidade cultural urbana ou contemporânea”. A boa adesão dos vendedores e dos compradores leva a organização a ponderar a hipótese de tornar o mercado semanal. Próximas datas: 1, 15 e 29 de Junho.

 

DESCUBRA AINDA