Logo Sociedade Ponto Verde

VERDE, LUXO VERDE
Verde, luxo verde
2011-12-01
Verde, luxo verde

A cadeia Alila Hotels & Resorts prova que preocupações ambientais rimam com sofisticação. “A sensibilidade em relação às questões ambientais está no nosso ADN. Mas ser verde não é pôr painéis solares e já está. É difícil. Dá mais trabalho, pois é necessário pensar em tudo. Além disso, há necessidade de actualização constante e algum carácter de experimentação das várias soluções”, explica Frederic Simon, principal responsável pela gestão desta cadeia de hotéis.

 

O espírito ecológico e sustentável é comum a todas as fases dos projectos Alila, do desenho à construção, passando pela gestão do dia-a-dia. A inspiração nasce dos próprios locais, da sua história e das suas gentes.

 

A localização dos edifícios, por exemplo, é feita de forma a cortar o menor número de árvores, e os quartos são desenhados de maneira a que o uso de energia para iluminação e ventilação seja reduzido apenas ao necessário. Os materiais de construção são naturais e biodegradáveis, como bambu ou pedras de lava, e sempre que possível aposta-se na reutilização. “Não nos limitamos a não causar impacto.

 

Queremos contribuir para o desenvolvimento de cada comunidade”, defende o CEO do grupo Alila. Por isso, a maior parte do pessoal de cada hotel é de zonas próximas das unidades, e as comunidades participam ainda através das experiências organizadas para os hóspedes, como aulas de danças típicas, visitas históricas e culturais e passeios pela natureza. “O conceito de luxo mudou. Os nossos hóspedes não querem apenas ficar num bom resort. Desejam interagir e envolver-se com a comunidade local”, descreve o responsável por esta cadeia de luxo.

 

O grupo Alila escolheu Portugal como porta de entrada para o mercado europeu. Em 2012 surgirá um hotel na Herdade Roncão d’el Rei, junto ao Alqueva, onde será vizinho de outra marca hoteleira asiática de referência: Banyan Tree. Frederic considera que a presença das duas cadeias será excelente para o Alentejo. “Se duas marcas com padrões tão elevados acreditam no destino o suficiente para colocarem lá uma bandeira, é porque realmente ele vai dar certo”.

 

Fotos: cedidas

DESCUBRA AINDA