Logo Sociedade Ponto Verde

ARQUIPÉLAGO MÁGICO
Arquipélago Mágico
2012-04-01
Arquipélago Mágico

Trilhos para todos


É a pé, por veredas ondulantes, que se descobre o verdadeiro encanto açoriano: a frescura de uma cascata, as pitorescas fajãs à beira-mar, a altivez de um promontório. Quatro sugestões: refresque-se na cascata Salto do Prego, em São Miguel, ao seguir o trilho que começa no Faial da Terra; caminhe entre hortênsias, nas Flores, de Ponta Delgada até à Fajã Grande; descubra o “Deserto Vermelho dos Açores”, terrenos argilosos de cor avermelhada, enquanto faz o trilho do Pico Alto em Santa Maria; e atravesse a ilha da Graciosa de oeste a leste, com partida na Serra Branca rumo à praia.

 

 

Vamos a banhos?

 

No Faial, as piscinas naturais do Varadouro são muito procuradas pelos veraneantes. Em São Miguel, a concha do ilhéu de Vila Franca do Campo, formada pela cratera de um vulcão, é das mais bonitas, assim como as piscinas dos Mosteiros e da Ponta da Ferraria, esta última de água tépida, graças às nascentes submarinas de origem vulcânica. Quanto às praias, sugerimos a do Almoxarife, no Faial, a Praia da Vitória e Biscoitos, na Terceira, enquanto em Santa Maria estende-se a toalha na Praia Formosa. Em São Miguel, além das praias dos Moinhos, Pópulo ou Areal de Santa Bárbara, é obrigatório desfrutar das águas quentes da Caldeira Velha.

 

 

De cortar a respiração

É na ilha do Pico que se encontra o ponto mais alto do país, 2.351 metros acima do nível do mar. A subida é exigente, mas compensadora, especialmente em dias de céu limpo, quando dali se avistam as ilhas Graciosa e Terceira. Porque a natureza é mesmo quem mais ordena, nada melhor do que visitar o Vulcão dos Capelinhos, no Faial, protagonista da última erupção no arquipélago (1957 e 1958). A Rocha dos Bordões nas Flores, o Algar do Carvão, na Terceira, ou a Furna do Enxofre, na Graciosa, entre muitas outras, são obras-primas a contemplar.

 

 

Lagoas encantadas

De um lado azul, do outro verde. A Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal. Um pouco por todo o arquipélago são muitas as lagoas a visitar, cicatrizes da origem do arquipélago – depois de expelirem lava, os vulcões adormeceram e as crateras tornaram-se espelhos de água.

 

 

De comer e chorar por mais


A carne de vaca, a saborear em pitéus como alcatra à moda da Terceira, é muito afamada, mas há também morcela com ananás e o tradicional cozido das furnas, em São Miguel, cozinhado pelo calor da terra. Do mar chegam as apetitosas lapas e peixe fresco, de atum a garoupa. As amêijoas de São Jorge, criadas espontaneamente na Reserva Natural e Área Ecológica da Caldeira de Santo Cristo, são outro pitéu. A não perder o queijo de São Jorge, os chás Gorreana e Porto Formoso e o ananás, são outros paladares tradicionais.

 

Fotos: Filipe Pombo/AFFP

DESCUBRA AINDA