Logo Sociedade Ponto Verde

SPV apoia empresas na certificação da reciclabilidade de embalagens de plástico
SPV apoia empresas na certificação da reciclabilidade de embalagens de plástico
2024-02-01
SPV apoia empresas na certificação da reciclabilidade de embalagens de plástico

A Sociedade Ponto Verde (SPV) juntou-se à Logoplaste Innovation Lab e ao Bureau Veritas Certification na disponibilização de um serviço de certificação de reciclabilidade para embalagens de plástico com o selo de qualidade das Certificações Recyclass. 

 

Esta é uma certificação europeia que assegura que os fabricantes e as marcas prestem informações claras e exatas sobre a reciclabilidade das suas embalagens de plástico, promovendo uma maior transparência junto dos consumidores. 

 

Neste processo de certificação RecyClass, as empresas recebem um Relatório e Certificado, com classificação numa escala de A a F, ou com avaliação quantitativa (%) da performance em termos de reciclabilidade.

 

Em termos de procedimentos, a Logoplaste Innovation Lab faz toda a avaliação da embalagem, já presente no mercado ou ainda em fase de desenvolvimento, através de análises laboratoriais, com a possibilidade de simular todas as fases de reciclagem e caracterização do material reciclado. Por sua vez, a atribuição do certificado é assegurada pelo Bureau Veritas Certification. 

Com o objetivo de incentivar boas práticas de comunicação aos consumidores e procurando entregar mais valor aos nossos clientes, a SPV oferece a todos os seus clientes um desconto de 10% na aquisição desta certificação. 

 

A SPV dá, assim, continuidade à estratégia de apoiar as entidades suas parceiras no caminho da Inovação para mais e melhor reciclagem de embalagens, neste caso concreto para impulsionar a economia circular dos plásticos, e a assegurarem o cumprimento dos requisitos e das normas locais e europeias. 

 

“Esta colaboração surge num momento crítico em que se perspetiva um novo enquadramento legal para que todas as embalagens sejam, a partir de 2030, reutilizáveis ou recicláveis em todos os Estados-Membros, de acordo com a proposta de Regulamento Europeu para Embalagens e Resíduos de Embalagem (PPWR). A SPV é um parceiro de excelência na cadeia de valor das embalagens e, por isso, o nosso compromisso é total no que diz respeito a ajuda que diariamente oferecemos aos nossos clientes de forma cumprirem com a legislação e as medidas nela preconizadas. Assente em modelos de fácil informação e total transparência para com os cidadãos, a SPV tem vindo a contribuir de forma decisiva para o cumprimento das metas de reciclagem a que o país se encontra vinculado. Assim, juntámo-nos à Logoplaste Innovation Lab e ao Bureau Veritas Certification para conseguirmos beneficiar os nossos clientes que decidam certificar as suas embalagens com o selo de qualidade da Certificação RecyClass,” refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.


“As grandes marcas procuram soluções cada vez mais sustentáveis, com embalagens 100% recicláveis e circulares. Atenta a esta tendência, a Logoplaste tem trabalhado a agenda da sustentabilidade com os seus clientes e criou um serviço que permite uma avaliação científica da reciclabilidade das embalagens plásticas, resultando numa certificação Recyclass. A Logoplaste é o parceiro de inovação, ajudando a implementar a verdadeira circularidade nas embalagens rígidas de plástico”, refere Gerardo Chiaia, CEO da Logoplaste.

 

"O Bureau Veritas Certification, em parceria com a Logoplaste Innovation Lab, celebra com entusiasmo a participação neste projeto ao lado da Sociedade Ponto Verde. Ao fornecer serviços de certificação de reciclabilidade para embalagens de plástico com o selo de qualidade das Certificações RecyClass, estamos comprometidos em promover a transparência e incentivar práticas sustentáveis. Estamos orgulhosos de contribuir para a economia circular dos plásticos, garantindo a conformidade com as normas europeias e locais, e alinhando-nos com a visão de embalagens reutilizáveis e recicláveis para todos até 2030. Juntos, avançamos na busca pela inovação e excelência na reciclagem, impulsionando uma mudança positiva no setor", refere Patrícia Franganito, Diretora do Bureau Veritas Certification Portugal.

DESCUBRA AINDA