Sociedade Ponto Verde alerta para o perigo do aumento da quantidade de resíduos no mar
Sociedade Ponto Verde alerta para o perigo do aumento da quantidade de resíduos no mar
2017-10-06
Sociedade Ponto Verde alerta para o perigo do aumento da quantidade de resíduos no mar

No Dia Mundial do Mar, celebrado a 28 de setembro, a Sociedade Ponto Verde alerta para a necessidade de desenvolver ações destinadas à conservação e ao uso sustentável dos oceanos, impedindo que todos os anos milhões de toneladas de plásticos e de outros materiais sejam atiradas ao mar.

«Alguns dos mais prementes desafios mundiais, como as alterações climáticas e a disponibilidade de alimentos seguros, só podem ser eficazmente enfrentados se os oceanos forem seguros, limpos e geridos de forma sustentável. É importante que os resíduos que produzimos nas nossas atividades diárias tenham um destino adequado, como o ecoponto, evitando que sejam introduzidas anualmente nos mares e oceanos», destaca Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

A Sociedade Ponto Verde chama a atenção para as pequenas mudanças nos nossos hábitos quotidianos que todos podemos introduzir para reduzir o consumo de plástico, como por exemplo, a reutilização de embalagens e outros recipientes, a não utilização de descartáveis e o uso de sacos reutilizáveis para transportar as nossas compras. Quando tal não seja possível, é fundamental depositar as embalagens de plástico e outros resíduos no local adequado, nomeadamente nos ecopontos.

Para sensibilizar a população para a importância da reciclagem, a Sociedade Ponto Verde lançou este ano a campanha “Reciclagem, Sempre!”, que tem por objetivo incentivar os portugueses a manter os seus hábitos de reciclagem em qualquer contexto. Hoje, 7 em cada 10 lares já recicla, importa agora que sempre que os portugueses saiam de casa ou mudem de rotina, como por exemplo numa ida à praia, num passeio de barco, numa maratona ou num festival, também o façam.

De acordo com um relatório da Fundação Ellen MacArthur estima-se que a produção de plásticos duplique nos próximos 20 anos e quase quadruplique até 2050. A produção de plástico aumentou vinte vezes desde 1964, atingindo 311 milhões de toneladas em 2014, e é considerado um claro exemplo entre o uso de recursos e as emissões de dióxido de carbono.

Atualmente a produção de plásticos representa 6% do consumo de petróleo e 1% das emissões de CO2. Contudo, a manter-se a tendência dos últimos anos de aumento exponencial da produção, em 2050, poderá representar 20% do consumo de petróleo e 15% das emissões de gases com efeito estufa.

DESCUBRA AINDA
id noticia: 84