SPV é Parceira Oficial de Sustentabilidade do Rock in Rio Lisboa
SPV é Parceira Oficial de Sustentabilidade do Rock in Rio Lisboa
2024-04-05
SPV é Parceira Oficial de Sustentabilidade do Rock in Rio Lisboa

No ano em que o Rock in Rio Lisboa comemora o seu 20.º aniversário, a Sociedade Ponto Verde (SPV) reforça uma vez mais a sua ligação ao festival, que decorre nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho, no Parque Tejo, enquanto Parceira Oficial de Sustentabilidade.

 

A ligação ao Rock in Rio Lisboa não é novidade para a SPV: esta é uma longa relação de parceria que tem sido construída e reforçada ao longo dos anos. É fruto de um trabalho conjunto e advém de uma visão de sustentabilidade, que é hoje transversal a todo o evento e que representa um alinhamento dos valores partilhados entre o Rock in Rio Lisboa e a SPV. 

 

Nesta edição, a grande novidade da parceria com a Sociedade Ponto Verde é a campanha da Acerta & Recicla, dedicada ao Rock in Rio Lisboa, que vai oferecer bilhetes para o festival a quem mais acertar em perguntas sobre a reciclagem de embalagens, unindo assim o conceito de gamificação ao de sensibilização, em prol de mais e melhores práticas de reciclagem de embalagens em contexto festivo.

Além disso, a presença da SPV no evento vai ser marcada de diversas formas: uma ativação da Acerta & Recicla no recinto que vai levar os festivaleiros ao Rock in Rio Brasil; estruturas para a correta separação de resíduos; e mochileiros com ecopontos móveis a circular pelo recinto, para maior conveniência na deposição de embalagens dos festivaleiros.

 

A CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais, afirma que “reciclar é uma missão de todos” e que, por isso, é muito importante estar próximos dos cidadãos para os relembrar que a reciclagem de embalagens tem de acontecer em qualquer momento e em qualquer lugar. 

 

“Estamos muito satisfeitos por sermos parceiros do Rock in Rio e trabalharmos juntos com o mesmo compromisso com a sustentabilidade. Estarmos presentes num evento como este, em que se juntam milhares de pessoas e em que são gerados grandes volumes de resíduos, é absolutamente fundamental para aumentarmos e reforçarmos o ato de reciclar fora de casa, tendo como objetivo alcançar as atuais metas de reciclagem”, acrescenta. 

 

Em conjunto com a SPV, a Valorsul e a Câmara Municipal de Lisboa, o festival consegue ser um evento Lixo Zero desde 2016, em todas as suas edições, o que significa que 0% dos resíduos decorrentes da sua atividade vão para aterro. No âmbito desta parceria, já foi possível reciclar mais de 420 toneladas de resíduos, o que reforça também a atuação da Sociedade Ponto Verde na área da literacia ambiental e da sensibilização dos cidadãos. Na 10.ª edição do Rock in Rio Lisboa, o desafio será agora aumentar o volume de resíduos reciclados e reduzir o volume de resíduos que vão para valorização energética.

 

“Estamos juntos desde 2004, num compromisso pela sustentabilidade e pelo futuro. São 20 anos de Rock in Rio Lisboa e 20 anos de uma parceria histórica com a Sociedade Ponto Verde que nos permitiu reduzir o impacto ambiental do festival com a valorização e reciclagem de todos os resíduos gerados, não enviando nada para aterro. Em 2024 vamos reforçar este compromisso com a SPV, tudo por um mundo melhor”, refere a Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio Lisboa, Roberta Medina.

DESCUBRA AINDA
id noticia: 251