A Reciclagem chega às escolas de norte a sul do país
A Reciclagem chega às escolas de norte a sul do país
2023-11-14
A Reciclagem chega às escolas de norte a sul do país

Após estar com mais de 5 mil crianças no ano letivo anterior, nas escolas e nas praias, a Sociedade Ponto Verde (SPV) lança uma nova edição da Academia Ponto Verde com o “Reciclar é na Boa”, reforçando o seu compromisso com a Educação das novas gerações. 
Este roadshow pretende desafiar mais de 1.500 alunos dos 2.º e 3.º ciclos, de norte a sul do país, a aprenderem mais sobre a reciclagem de embalagens. As escolas podem candidatar-se para receber estas sessões formativas. 

 

Ao participarem no “Reciclar é na Boa”, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos, e os seus professores, vão poder esclarecer e desmistificar dúvidas que possam ter sobre a correta separação e deposição de embalagens nos ecopontos, onde quer que se encontrem, em casa, na escola ou em qualquer momento de lazer com a famílias e amigos: “Podemos reciclar embalagens mesmo com restos de gordura e vestígios de comida?”, “As tampas dos iogurtes vão para o ecoponto amarelo?” ou “Precisamos de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto?”.


As escolas interessadas podem candidatar-se em https://academiapontoverde.pt/acoes-de-formacao/.

 

A SPV continua, assim, a promover a literacia ambiental das crianças e jovens, capacitando os mais novos de mais conhecimento, e a contribuir para que estas gerações possam ter um papel ativo e responsável em sociedade, num incentivo para que se tornem nos influenciadores do futuro em matéria de Sustentabilidade e Reciclagem. 

 

A Academia Ponto Verde vai percorrer o país, de norte a sul, prevendo a SPV realizar um total 61 sessões em 45 escolas. Cada formação terá a duração de 45 minutos, durante a qual os alunos também serão colocados à prova para testar o que sabem e o que aprenderam naquele dia. Em cada visita, a SPV vai também oferecer conjuntos de ecopontos aos estabelecimentos de ensino.


Para Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, “A sensibilização e educação dos mais jovens para o tema da separação e reciclagem das embalagens é um pilar fundamental para a Sociedade Ponto Verde. É crucial garantir que cada geração está melhor preparada do que a anterior para os desafios do Ambiente e da Sustentabilidade, e que cada jovem pode ser um influenciador desta causa.”


“Ao longo de mais de 26 anos já impactamos mais de 500.000 jovens e só em 2023 levamos a nossa Academia Ponto Verde a mais de 5.000 jovens. Depois deste enorme sucesso, prevemos chegar a mais 1.500 alunos e professores em 45 escolas, com o roadshow que agora se inicia. Em 2024, a SPV vai reforçar a aposta na Academia Ponto Verde, materializando o nosso forte compromisso em estar nas escolas e junto dos professores a sensibilizar os alunos para os temas do Ambiente,” conclui Ricardo Sacoto Lagoa.

DESCUBRA AINDA
id noticia: 240