Logo Sociedade Ponto Verde

ECO-CIDADÃ COM MUITO GOSTO
Eco-cidadã com muito gosto
2012-04-01
Eco-cidadã com muito gosto

“As pessoas olham para mim com estranheza. Realmente, o lixo não é meu, mas o planeta é de todos”, diz Sandra Cóias enquanto se baixa e recolhe do chão a embalagem de iogurte que alguém ali deixou. Este é um gesto habitual da actriz, que desde cedo age em prol do ambiente, em especial a protecção dos animais. Por isso não usa cosméticos nem artigos de higiene testados em animais.

 

Também na limpeza da casa segue a mesma regra, privilegiando soluções naturais como vinagre e limão. Sandra não come carne há 15 anos. “Não sabia, por ignorância, que é possível uma pessoa viver sem carne”. As vantagens de uma dieta vegetariana são várias, “mas a que me dá mais satisfação é saber que não estou a contribuir para uma das principais causas prejudiciais ao ambiente”, sublinha. É que a produção pecuária polui mais do que o sector dos transportes.

 

Os hábitos eco da actriz não se ficam por aqui: separa os resíduos de embalagens, usa electrodomésticos eficientes e reutiliza materiais em fim de vida. “Não sou nada compradora”, assume. Por isso, avalia a necessidade de novas aquisições, e a durabilidade e qualidade das peças.

 

Na moda, privilegia roupas em algodão biológico e, se possível, ecológicas. Desde os 14 anos que Sandra Cóias vai com frequência, a Marrocos e foi lá que retirou um ensinamento inspirado no comportamento dos tuaregues: não deixar rasto. “Os locais onde pernoitavam ficavam exactamente iguais ao que tinham encontrado. Infelizmente, no nosso dia-a-dia isso é quase impossível”. Mas Sandra está no caminho certo.

 

Fotos: Filipe Pombo/AFFP

DESCUBRA AINDA