Logo Sociedade Ponto Verde

TRANSPORTE PARTILHADO PARA CIDADES MAIS SUSTENTÁVEIS
Transporte partilhado para cidades mais sustentáveis
2017-04-20
Transporte partilhado para cidades mais sustentáveis

Estará o automóvel particular condenado? A avaliar pelos congestionamentos que se verificam todos os dias nas grandes cidades, diríamos que não. No entanto, o futuro pode reservar surpresas, já que a economia de partilha veio para ficar e há até quem acredite que irá “explodir” nos próximos anos. Para já, todos os centros urbanos de maiores dimensões têm em comum os graves problemas de trânsito e de estacionamento a qualquer hora do dia, com impactos negativos também no ambiente, devido às elevadas emissões de carbono. 


O transporte público pode constituir uma alternativa para minimizar a avalancha de carros que tornam as cidades intransitáveis e irrespiráveis. No entanto, a rede pública não chega ainda a todo o lado e a sua expansão torna-se dispendiosa. A mobilidade partilhada – ou seja, veículos de uso individual que passam a ser utilizados por várias pessoas ao mesmo tempo – surge, assim, como mais uma solução que irá ajudar a retirar carros das cidades, tornando-as mais sustentáveis. Na opinião de Rui Bento, diretor-geral da Uber Portugal, a plataforma que liga pessoas que se querem deslocar na cidade e pessoas disponíveis para as levar onde querem ir, tem um papel interessante: o de complementar o transporte público e facilitar o acesso a ele. Segundo este responsável, “há quem utilize a Uber para ir para a estação de metro mais próxima”, por exemplo. Por outro lado, acrescenta, “proporcionar e promover serviços que possam ser mais partilhados como alternativa ao uso de carro próprio poderá ajudar a resolver o problema dos congestionamentos que hoje todas as cidades têm”.


Trocar o automóvel por uma solução de mobilidade partilhada? 


Um estudo recente do Observador Cetelem revela que 79% dos portugueses acreditam que num espaço de dez anos as soluções de partilha de automóveis irão ganhar terreno, especialmente para as pessoas do escalão etário dos 18 aos 29 anos, que imaginam o automóvel do futuro como um bem material possuído por várias pessoas. O mesmo estudo diz que 41% dos inquiridos punham a hipótese de utilizarem um veículo que não lhes pertencesse, enquanto 28% já tinham experimentado uma solução de partilha de deslocações. “Mesmo que as pessoas passem a usar carros elétricos, o problema do congestionamento de trânsito e do espaço de estacionamento não se resolve, mas se juntar um tipo de carro sustentável a uma mobilidade partilhada, aí todos ganham”, diz o responsável da Uber. Apesar de não estarem ainda massivamente difundidas, as soluções de mobilidade partilhada já são uma realidade em Portugal. Conheça algumas sugestões de carsharing e carpooling.


Boleia.net 


Projeto de carpooling, focado no desenvolvimento da partilha de carro por todo o país, que se baseia numa plataforma online gratuita na qual uma comunidade de utilizadores (condutores e passageiros) dá e pede “boleia”, partilhando assim um carro e os custos da deslocação (combustível e portagens). Mais informações em boleia.net. Soluções idênticas: Bla Bla Car (blablacar.pr) e Galpshare (galpshare.pt).


City Drive 


Um conceito de carsharing que ajuda a partilhar um veículo, a gerir o seu tempo e o seu dinheiro. Teve início em 2014, trazendo uma grande novidade ao mercado: o modelo oneway. Uma espécie de rent-a-car por tempo reduzido, mas em que o utilizador não precisa de devolver o carro no local de origem. Constituído por uma rede de automóveis, a aplicação (disponível para iOS e Android) permite localizar o veículo que está mais próximo, reservar e conduzir. Depois, basta estacionar em qualquer lugar da via pública, incluindo os lugares geridos pela EMEL em qualquer das zonas verde, amarela ou vermelha ou que não esteja reservada. O veículo fica pronto a ser usado outra vez por outra pessoa. Mais informações em citydrive.pt. Soluções idênticas: AEIST Carsharing (carsharing.aeist.pt) e Carsharing ACP (carsharing.acp.pt). 


Uberpool 


A Uber foi criada em São Francisco (EUA) em 2009 e desde aí não parou de crescer e de inovar. Hoje são mais de três milhões de viagens por dia em mais de 350 cidades, em 67 países de todo o mundo. Tudo isto através de uma aplicação para smartphone (iOS, Android e Windows). A visão da Uber é a de um mundo onde as viagens são mais simples e partilhadas para todos, com opções que dispensam o uso do carro próprio e onde as cidades se assemelham cada vez menos a um enorme parque de estacionamento. Neste sentido apresentaram aos lisboetas, em novembro, a uberPOOL, uma solução para facilitar a partilha do carro e a divisão do valor da viagem com outros passageiros. A sua entrada em funcionamento está prevista para breve. Mais informações em uberportugal.pt.
 

DESCUBRA AINDA