Logo Sociedade Ponto Verde

UMA EMPRESA CHEIA DE ENERGIA
Uma empresa cheia de energia
2016-07-29
Uma empresa cheia de energia


Para ligar o computador, aquecer a casa, acender o candeeiro... é preciso energia. Sem ela, as sociedades modernas simplesmente não funcionariam. Mas para a obter eficazmente é preciso muito trabalho. São mentes brilhantes que se reúnem na EDP Labelec e que assumem o compromisso de garantir a qualidade dos serviços tecnológicos e o funcionamento das infraestruturas e equipamentos técnicos quer do Grupo EDP quer dos seus clientes externos.

 

Criada em 1994, a empresa intervém na sociedade com a oferta de serviços especializados nas áreas da energia elétrica e do ambiente, desenvolvendo as suas atividades no âmbito da produção, do transporte e da distribuição de energia elétrica.
Na sua carteira de clientes surgem marcas como a REN, Efacec, Siemens Portucel, Martifer, TAP, entre outras. E posiciona-se como um centro tecnológico e de inovação do Grupo EDP onde se realizam trabalhos de engenharia, investigação e desenvolvimento de natureza laboratorial.


Certificação 3R6


Para conseguir responder à intensa procura de energia na economia global, a EDP Labelec cria soluções inovadoras e tecnológicas nas dimensões económica, ambiental e social. Na conceção destas novas soluções é assegurada a sustentabilidade ambiental através do uso de tecnologia para a criação de “energias verdes”.

 

Nesse sentido, a empresa obteve a certificação 3R6 – a primeira empresa do grupo a consegui-lo –, tendo sido este um desafio proposto e realizado pela Ponto Verde Serviços. O objetivo é a adoção das melhores práticas na gestão de resíduos urbanos.
Este processo da certificação foi ao encontro dos princípios de sustentabilidade da Labelec, a qual se propôs incrementar melhorias ao nível da redução da produção de resíduos e da maximização das quantidades enviadas para reciclagem. “A certificação 3R6 garante que os resíduos produzidos na Labelec são adequadamente encaminhados para o destino final, seguindo a hierarquia de gestão dos 3R: reduzir, reutilizar e reciclar. É a concretização de medidas para maximização da reciclagem e valorização dos resíduos e é muito importante para o desenvolvimento de indicadores de gestão de resíduos, por forma a evidenciar a melhoria contínua”, explica Sofia Frade, técnica superior de ambiente e segurança do Projeto QAS&MC, da EDP Labelec.

 

Os resultados estão à vista. Em 2014, a empresa produziu cerca de 15 toneladas de resíduos não perigosos e conseguiu valorizar 67% (cerca de 10 toneladas). No ano seguinte, reduziu a produção de resíduos não perigosos para cerca de 12 toneladas e aumentou a valorização para 87% (cerca de 10 toneladas).

 

Sustentabilidade, empreendedorismo e renováveis

 

Em nome do compromisso que assumiu com a sociedade civil e o mundo empresarial, a empresa reconhece a importância da criação de colaborações técnicas e da participação conjunta em projetos internacionais e em atividades de investigação científica.

 

Inserido neste contexto destaca-se o primeiro laboratório digital português: o FabLab EDP, criado em 2011, em resultado de uma parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Dirigido para a comunidade científica, mas também para qualquer cidadão que queira desenvolver um serviço ou produto, na EDP Labelec as ideias são transformadas em projetos inovadores. São exemplos de projetos desenvolvidos a partir deste laboratório turbinas eólicas, smart grids e habitações energeticamente independentes. SunLab, InovGrid, Red:dy, WindFloat são outros projetos de eficiência energética e empreendedorismo que demonstram a relevância do apoio especializado que presta a projetos de organizações dentro e fora do Grupo EDP.

 

No contexto ambiental, cabe-lhe avaliar a qualidade da água das albufeiras e a qualidade ecológica dos rios onde estão presentes as centrais de produção de energia, assim como efetuar o controlo da qualidade dos efluentes, garantindo total transparência quanto à identificação dos eventuais impactos.
Para a EDP Labelec, no contexto atual e na projeção de futuro, o principal foco passa pela cooperação em atividades de investigação científica, o desenvolvimento de tecnologias para as “energias verdes”, bem como a colaboração técnica mútua e a participação conjunta em projetos internacionais. É, portanto, através destes eixos que a empresa se guia para um futuro de desenvolvimento sustentado e de melhoria contínua.


O QUE FAZ A EDP LABELEC?


Testes e ensaios – são dadas respostas à gestão e manutenção de ativos da rede elétrica, com vista ao aumento de segurança, à redução de falhas e à otimização de custos ambientais e de manutenção; Ambiente – prestação de serviços técnicos de recolha de amostras e ensaios laboratoriais de química e biologia, estudos e consultoria de desenvolvimento de soluções e apoio ao cumprimento de obrigações ambientais; Certificação, qualificação e inspeção – são desenvolvidas atividades de certificação, qualificação e inspeção de equipamentos elétricos e/ou fornecedores de serviços externos; Consultoria energética – realização de projetos de consultoria, desenvolvimento e inovação no domínio da energia.

DESCUBRA AINDA