Logo Sociedade Ponto Verde

ENSINAR COM UM SORRISO
Ensinar com um sorriso
2015-09-24
Ensinar com um sorriso

Salvador Nery

 

Ator e apresentador de um dos mais respeitados programas infanto-juvenis, Art Attack, Salvador Nery desempenha um importantíssimo papel na promoção da consciência ecológica junto dos mais novos.

 

Em miúdo, de forma instintiva, já dava mostras de poder vir a ser ator. A avó alinhava na brincadeira e fazia-lhe “fatiotas” que davam mais realismo a um faz-de-conta que se tornou uma escolha consciente por volta de 2005. Um ano e meio depois, Salvador vê-se confrontado com a possibilidade de participar no casting do Art Attack. “Estava na faculdade a tirar a minha licenciatura em Design de Equipamento, que acabei por não concluir. Assim que soube que ia fazer o casting, tive a certeza de que aquele trabalho era para mim. Estava a estudar em Belas-Artes, vindo da Escola António Arroio, ou seja, tinha um domínio muito elevado do que se estava a falar e, além disso, era fã do programa em miúdo. Conhecia o formato, o género e lembro-me de que já tinha uma opinião sobre o que gostaria de fazer se fosse o apresentador.”

 

Hoje, Salvador encanta miúdos e graúdos num dos programas de maior sucesso do Disney Channel, desafiando a sua criatividade ao mesmo tempo que ajuda a despertar a consciência ecológica. “O Art Attack é provavelmente um dos programas com a missão mais importante de todos os programas infanto-juvenis, porque o faz com alegria, diversão e sentido de responsabilidade. E todos sabemos que nesse tipo de ambiente qualquer criança está mais recetiva”, afirma o ator, para quem esta vertente pedagógica é fundamental para que os valores que a sustentabilidade comporta sejam passados. Num programa onde o reaproveitamento e a reutilização são palavras de ordem, Salvador mostra que não é à toa que os seus amigos lhe chamam “Mãozinhas” e o porquê de ser ele e outro colega a fazer a cenografia da sua companhia de teatro. 

 

Fora do ecrã, Salvador Nery mantém este espírito de respeito pelo planeta e todo o tipo de desrespeito, como ignorar a existência de caixotes do lixo, põem-no de cabelos em pé! Nunca deixa a água a correr, seja a tomar banho ou a lavar as mãos, e só utiliza lâmpadas LED de baixo consumo. Viver no centro da cidade permite- -lhe andar a pé e contribuir para o decréscimo na pegada ecológica e tem o cuidado de separar o lixo. “Já quando andava na faculdade, eu e um grupo de amigos desenvolvemos um projeto de um ecoponto sustentável para a Universidade de Lisboa pôr em prática. Por coincidência ou não, embarquei logo numa missão que, felizmente, conciliava aquilo que já pensava ter uma capacidade de difusão gigante relativamente aos valores da sustentabilidade.”

 

 

Quem é, afinal, Salvador Nery?

 

Apresentar o Art Attack é apenas uma das faces do ator.

 

Recentemente, Salvador surgiu no elenco da telenovela portuguesa de maior sucesso no nosso país, Mar Salgado. Um regresso à televisão numa altura em que faz o que mais gosta: trabalhar em várias frentes. “Atualmente faço dobragens e locuções, tenho uma companhia de teatro, a Big-Problem, que estreará este ano, em meados de setembro ou outubro, a sua terceira peça. No cinema, obtive a minha primeira nomeação como ator, pelo Cineuphoria, na minha participação em Bicho e agora estou envolvido no Ninho, um filme realizado pelo João Pedro Nunes.” Obrigatório é continuar a ter tempo para fazer o que mais gosta: sair à rua para passear e observar pessoas, algo que Salvador considera ser um catalisador para o pensamento criativo. 

DESCUBRA AINDA