Logo Sociedade Ponto Verde

CONSERVAR A NATUREZA E PROMOVER A BIODIVERSIDADE
Conservar a natureza e promover a biodiversidade
2017-04-20
Conservar a natureza e promover a biodiversidade

Com sorte, no meio do Parque Biológico de Vinhais, em pleno distrito de Bragança, entre o verde da serra e a brisa do vento, consegue-se ouvir nalguns dias o uivar do lobo, o bater das asas da imponente águiareal e o som discreto mas possante dos cascos dos corços a correr encosta acima. O piar das corujas, esse, é quase garantido, tal como o urrar dos burros, companheiros de passeio para os milhares de miúdos e graúdos que todos os anos procuram uma forma diferente de conviver com a Natureza. Para quem ainda não conhece, a vila de Vinhais é uma pequena localidade do Nordeste Transmontano, com pouco mais de três mil habitantes, famosa no país por causa do fumeiro e da castanha, motores da economia da região.

 

No entanto, desde 2008 há mais um forte motivo para colocar esta localidade no mapa nacional: precisamente o Parque Biológico de Vinhais, onde, além da preservação da Natureza, se promove a cultura, a etnografia e o turismo de Trás-os- -Montes. Por ali há muito para descobrir: espaços museológicos, caminhos pedestres e cicláveis, piscinas biológicas e uma vasta proposta de alojamento (para famílias, e não só), que convidam a uma visita com charme suficiente em qualquer época do ano. Recomenda-se também incluir na bagagem roupa e sapatos confortáveis, binóculos e máquina de fotografar, para mais tarde recordar as paisagens típicas transmontanas.

 

Férias no meio da Natureza 

 

Para percorrer o Parque Biológico de Vinhais há guias de montanha disponíveis para acompanhar cada visita, mas o caminho pelos trilhos pedestres pode, e deve, ser feito ao sabor da aventura e descoberta. Poucos metros depois do caminho desbravado, as primeiras companhias vão ser, quase de certeza, os pequenos e agitados javalis bebés. No céu há muitas aves de rapina residentes ou apenas de passagem, consoante a época do ano, que se exibem de forma grandiosa, de asas abertas, como a charrela, uma espécie julgada extinta no nosso país, entre outros animais selvagens autóctones.

 

A famosa cabra-preta-de-montesinho, praticamente em vias de extinção e com o estatuto de raça autóctone protegida, ganha aqui uma nova vida. Também o porco-bísaro, a ovelha-churra- -galega-bragançana e o burro-mirandês são alegres habitantes do parque, estando os burros disponíveis para passeios com crianças até os 12 anos, na companhia de um técnico do parque. A partir do centro hípico há mais para fazer em família, como passeios a cavalo, numa sedutora charrete, e ainda aulas de equitação para iniciados e competição e ainda hipoterapia. Ao todo, espere encontrar, pelo menos, 12 espécies selvagens e 12 raças domésticas. Uma das formas mais radicais de conhecer o parque é utilizar as bicicletas BTT disponíveis, para adultos e crianças, com mapas para ajudar a desbravar caminho.

 

Na altura do descanso ou de preparação para uma visita noturna, nada como retemperar forças nas unidades hoteleiras do Parque Biológico de Vinhais. O campismo é apenas uma das vertentes disponíveis, sendo que para uma experiência mais intensa o perfeito é alugar a antiga Casa do Guarda, antigo abrigo dos guardas florestais. Há ainda sete bungalows em madeira, com tipologias entre o T2 e o T4, todos com um magnífico e contemplativo alpendre virado para a piscina biológica. Quem procura uma experiência diferente tem à disposição uns modernos mas ecológicos POD, estruturas em madeira, com formato arredondado, apenas para duas pessoas. Com sugestivos nomes, como Toca do Coelho, do Esquilo, do Ouriço e da Raposa, são a forma mais arrojada de sentir a Natureza. Além do quarto, oferecem uma pequena cozinha e vista panorâmica para momentos românticos em plena Natureza. São um espaço único para umas férias inesquecíveis.
 

DESCUBRA AINDA