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BELEZA QUE VEM DA TERRA
Beleza que vem da terra
2014-05-30
Beleza que vem da terra

Aos poucos, os produtos naturais vão ganhando o seu espaço no universo da cosmética, com benefícios para quem usa e para o meio ambiente. 

Há quem lhes chame produtos naturais, há quem prefira etiquetá-los com o chavão de biocosmética.

A verdade é que, um pouco por todo o mundo, muito por culpa de uma crescente consciencialização ecológica, são cada vez mais as pessoas que aderem a produtos de beleza ecosmética feitos a partir de ingredientes naturais (ou biológicos, se assim se preferir chamar-lhes). E se existem países, como a Alemanha, Áustria ou França, nos quais este mercado é uma realidade há cerca de quatro décadas, Portugal dá ainda os primeiros passos no universo da “cosmética verde”. Algo que não deixa de ser curioso se pensarmos que, por exemplo, somos um dos principais produtores mundiais de azeite, excelente ingrediente para produzir o mais variado tipo de produtos.

As propriedades desse mesmo azeite não passaram despercebidas a Francisca Aranda, que, a partir do Fundão, terra da boa cereja, lançou a Da’ki, apresentando um lote de sabão de azeite com canela e limão. “Neste momento, passado pouco mais de um ano, já produzimos e vendemos mais de 10 colecções usando matérias-primas diferentes”, revela, manifestando a sua satisfação pelo facto de esta tendência estar em crescimento. “Existem muitos pequenos produtores que, tal como nós, acreditam na produção de produtos sem químicos, de forma criativa e com base no saber local.”

De outro local, mais precisamente da ilha de Santa Maria, nos Açores, chega Gabriela Barata, também ela adepta dos sabonetes de azeite, onde inclui plantas silvestres da ilha, como a macela, o poejo, o funcho ou a hortelã. E, quando questionada sobre se os portugueses estão despertos para este lado natural da cosmética, a autora da marca Desantamaria defende que

“o vício de comprar leva muitas vezes as pessoas a escolherem em função da beleza da embalagem, descurando a qualidade do produto. Muitos dos perfumes utilizados são agressivos para a pele, feitos à base de álcool, mas mesmo assim as pessoas preferem ter um creme muito perfumado do que um sem cheiro, se bem que este último seja melhor para a pele” ao desconhecimento junta-se-lhe a publicidade enganosa, alerta Alexandra, mentora da marca Naturessima e pioneira na venda de cosméticos 100% naturais no nosso País.

“Existem marcas no mercado que se autointitulam naturais mas, ao lermos os componentes, são tudo menos naturais. Neste processo, o mais difícil é a educação das pessoas, porque, na sua maioria, não conhecem a diferença entre os cosméticos biológicos e os convencionais. Mas acredito que seja uma questão de tempo até as mentalidades estarem mais abertas e informadas.”

A opinião é partilhada por Patrícia Oliveira, da e-Naturima, para quem “existe uma vertente educativa que ainda é preciso implementar para que as pessoas percebam que de cada vez que põem um creme industrial no rosto, por exemplo, existe uma quantidade considerável de toxinas que irão permanecer na pele, com efeitos graves para a saúde no futuro. E é esta informação, aliada à percepção de que os cosméticos naturais são caros, que tem de ser incutida e desmistificada”.

 

A Naturessima, marca pioneira, defende que a cosmética natural é a única que faz bem à nossa pele e à nossa saúde.

 

Da’ki  - do fundão com amor

Da terra da cereja chega um projecto com vontade de mudar alguma coisa no mundo.

 

“Começámos a nossa produção com um lote de sabão de azeite com canela e limão, e neste momento já produzimos e vendemos mais de 10 colecções usando matérias-primas diferentes como argila, limão e mel, cereja do Fundão, limão e hortelã, pimenta e canela, chá de camomila e erva-príncipe”, conta Francisca Aranda. “A Da’ki, para nós e para quem utiliza o nosso sabão, é um estilo de vida. É uma opção saudável, mais sustentável, com raízes locais, com parceiros ‘daqui’. São produções pequenas, com matérias-primas seleccionadas e com muito orgulho em estarmos posicionados entre a Estrela e a Gardunha.”

 

Desantamaria - um toque açoriano

O primeiro produto foram óleos de massagem: para pernas cansadas, com extracto de alecrim e alfazema, e o energia vital, com extracto de poejo, erva-limão e limão-tangerino.

 

Sais de banho de alfazema e alecrim e os sabonetes de glicerina (aloé, argila, mel, pedra-pomes e meloa) são outra das apostas. Os cremes de rosto só são feitos por encomenda.

 

Uma das mais recentes

Apostas de Gabriela Barata são os sabonetes de azeite, onde inclui plantas silvestres de Santa Maria, como a macela, o poejo, o funcho e a hortelã.

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