Logo Sociedade Ponto Verde

CONHECE OS RÓTULOS?
Conhece os rótulos?
2014-04-30
Conhece os rótulos?

Porque há mais rótulos para além dos alimentares, a recicla reuniu alguns dos mais usuais na área da sustentabilidade e responsabilidade social. 

Na hora de comprar um produto, procure estes símbolos.

 

1. Energy Star


Criado nos Estados Unidos, identifica produtos eficientes em termos energéticos.
Em 2001 a União Europeia também adoptou este símbolo para os equipamentos de escritório (computadores, monitores, impressoras…).
www.eu-energystar.org

 


2. Reciclável


O triângulo com setas indica que a embalagem que tem em mãos pode ser reciclada. De acordo com o tipo de material – papel ou cartão, plástico ou metal, vidro – deve ser colocada no respectivo ecoponto.

 


3. Marine Stewardship Council


Programa de certificação de pescarias e rotulagem ecológica de frutos do mar que distingue a prática de pesca sustentável. Só assim se evita a sobrepesca, e a consequente extinção de espécies.
www.msc.org

 


4.Compro o que é nosso


Lançado pela Associação Empresarial de Portugal, valoriza a produção nacional. Comprar o que é português não só estimula a economia, cria mais emprego e gera mais riqueza, como
tem menor impacto no planeta (redução das deslocações das matérias-primas e dos artigos).
www.compronosso.pt

 


5. Rótulo Ecológico Europeu


Identifica produtos e serviços que reduzem o impacto ambiental através do seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até às fases de produção, utilização e destino final.
http://ec.europa.eu/environment/ecolabel/



6. FSC


Sigla para Forest Stewardship Council, garante que a madeira utilizada num determinado produto provém de um processo sustentável, responsável em termos ambientais e sociais, assegurando a manutenção da ��?oresta, o emprego e a actividade económica.
https://ic.fsc.org/


7. Ponto Verde


Uma embalagem com este símbolo significa que faz parte de um sistema nacional de recolha selectiva, valorização e reciclagem de embalagens usadas, integrando um ciclo de
sustentabilidade quase infinito. A embalagem com o símbolo ponto verde contribui financeiramente para a Sociedade Ponto Verde, detentora dos direitos exclusivos desta marca em Portugal. Não significa que seja uma embalagem reciclada ou reciclável, mas antes que contribui para o sistema de reciclagem de embalagens.
www.pontoverde.pt

8. Agricultura biológica


A folha branca em fundo verde é o símbolo da União Europeia para os produtos biológicos. Só podem ser marcados como tal se, pelo menos, 95% dos ingredientes agrícolas forem biológicos. É ainda proibido o uso de organismos geneticamente modificados (OGM).
A joaninha é o selo da Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, fundada em 1985, garantindo o respeito pelos princípios deste método agrícola.
http://ec.europa.eu/agriculture/organic/eu-policy/logo_pt
www.agrobio.pt

 

9. Ecocert


Organismo de certificação fundado em França em 1991 (presente em Portugal desde 1994), que assegura as preocupações ambientais e a aposta em ingredientes ecológicos e de agricultura biológica em produtos de cosmética, detergentes, …
www.ecocert.com/

 

 

DESCUBRA AINDA