Logo Sociedade Ponto Verde

WALT DISNEY DEFENDE O PLANETA
Walt Disney defende o planeta
2011-06-01
Walt Disney defende o planeta

A Walt Disney lançou um projecto online que sensibiliza os mais novos a proteger o planeta e que, em paralelo, gerou um milhão de dólares para causas ambientais em 15 países.

 

De pequenino se torce o pepino. O ditado popular não se aplica apenas a terras portuguesas, tanto que The Walt Disney Company lançou “Friends for Change: Project Green”, projecto que convida os mais novos a unirem-se online para ajudar o ambiente em quatro áreas diferentes: clima, água, reciclagem e habitat.

O procedimento é simples: basta aceder ao site www.disney.pt/friendsforchange e fazer o login. De imediato todas as crianças podem aprender métodos práticos para preservar o planeta, honrar compromissos para tomar medidas ambientalmente amigáveis tais como reutilizar uma garrafa de água na escola, usar cadernos feitos de papel reciclado ou seguir estratégias de poupança energética em casa. À medida que vão terminando as tarefas, ganham crachás virtuais que validam o quanto as suas acções têm ajudado o planeta.

Mais: através da comunidade online os mais novos podem convidar outros amigos a participar nesta iniciativa recentemente lançada em Portugal, mas já popular no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Escandinávia e Polónia.

Os números demonstram que, todos juntos podemos fazer a diferença. Desde 2009 foram alcançados dois milhões de compromissos, que resultaram na economia de 120 milhões de litros de água por mês, 70 mil toneladas de emissões de carbono por ano e na reciclagem anual de 2.400 quilos de resíduos. A Walt Disney disponibiliza ainda um milhão de dólares anuais passíveis de serem doados entre 25 projectos ambientais em 15 países e que têm objectivos como a plantação de árvores e limpeza do ambiente. A escolha cabe a cada jovem participante no projecto, online.

 

 “Pensar verde”

Chelsea Staub e os colegas do elenco da série do Disney Channel, Jonas La – Joe, Nick e Kevin Jonas – revelam as suas dicas ambientais para salvar o planeta. Eles são os jovens escolhidos para divulgar internacionalmente a iniciativa “Friends for Change: Project Green”.

 

Nick Jonas: “Os materiais que revestem o nosso último álbum são feitos de componentes 100% recicláveis. Partilhamos carro porque poupa combustível e ajuda a salvar o ambiente. Não faz sentido levar carros separados para o mesmo evento!”

 

Kevin Jonas: “É muito importante que todos reciclem. Tem atenção ao que deitas fora, pois as latas e o papel têm contentores diferenciados”.

 

JOE JONAS: “A minha dica número um é utilizar os dois lados das folhas em que escrevo – e plantar algumas árvores”.

 

Chelsea Staub: “Mudei todas as lâmpadas em casa para as de baixo-consumo. Juntei-me com a minha vizinha de cima para começarmos a reciclar no prédio”.

 

Eis os projectos que a Walt Disney se propõe apoiar. A escolha pertence a cada jovem.

 

SNOW LEOPARD CONSERVANCY

Visa proteger o leopardo das neves, que vive no alto das encostas rochosas e brancas dos Himalaias. Raramente visto por pessoas e nunca ouvido (não é capaz de rugir), este animal está em perigo de extinção devido à invasão do seu habitat. O Snow Leopard Conservancy habilitará estudantes no Nepal a ensinar os lavradores a construir currais à prova de predadores.

 

WILDLIFE CONSERVATION NETWORK

Tem como objectivo proteger o mabeco, assim como outras espécies em vias de extinção no Parque Nacional Hwang, no Zimbabué. Se por um lado as árvores estão esgotadas, devido à depredação de animais como elefantes e girafas, a vida animal é frequentemente alvo de caça ilegal para alimentação. O projecto encontra-se a organizar clubes de conservação em 17 escolas locais.

 

WILDLIFE CONSERVATION SOCIETYWILDLIFE

Planeia desenvolver uma banda desenhada, \\\"As Aventuras de Gilbert Goby\\\", para contar a história do alcaboz Gilbert, espécie de peixe ameaçada, acompanhando a sua viagem rio acima para encontrar a família, e todos os perigos (peixes invasores, sedimentos, poluição) que encontra pelo caminho. A história será partilhada com crianças e adultos das dez aldeias que rodeiam o fabuloso habitat deste animal nas ilhas Fiji.

 

PATH FOUNDATION PHILIPPINES INC.

Este projecto encoraja crianças de todo o mundo a ajudar a parar a pesca com cianeto, que destrói o frágil habitat de recife de corais de alguns peixes tropicais como o peixe-sapo-de-sela-negra.

 

BAT CONSERVATION INTERNATIONALBAT

É uma organização que protege os morcegos da América do Norte, Central e do Sul. Procura melhorar o conhecimento científico e público dos morcegos migratórios que todos os anos se juntam às aves e às borboletas nos seus voos intercontinentais. 

DESCUBRA AINDA