Logo Sociedade Ponto Verde

CAMPEÃO DA SOLIDARIEDADE
Campeão da Solidariedade
2014-03-05
Campeão da Solidariedade

Serioku Zenyo e Zita Kyotei. Para a maior parte das pessoas, são expressões indecifráveis, mas para os praticantes de judo são dois princípios fundamentais. Querem dizer: “usar a energia de forma eficiente” e “benefício mútuo e prosperidade para todos”. “Estas duas máximas estão claramente ligadas aos princípios de preservação do ambiente”, relaciona Nuno Delgado.

A gerir uma escola de judo com impacto directo em cerca de 1.500 crianças, Nuno alia a parte desportiva a um programa cívico, que procura incutir nos jovens hábitos saudáveis, abordando questões ligadas a alimentação, higiene, cidadania e responsabilidade ambiental.

Como pai e mentor, sente uma “responsabilidade acrescida em tentar passar bons hábitos a esta nova geração”. Por isso, todos os cuidados que tem em casa aplica de forma ainda mais rigorosa na escola. “Acho que todos podemos sempre fazer mais, mas sinto que tenho evoluído nos meus hábitos”, reconhece. Os exemplos que dá são prova disso. Separar os resíduos domésticos é uma rotina diária. “No meu prédio temos contentores próprios para o lixo orgânico, papel e embalagens. Só não temos para o vidro, mas como não consumo bebidas alcoólicas nem refrigerantes é raro ter vidro em casa”. Outro gesto que considera muito importante é “a reutilização das coisas pessoais, como livros, roupa e brinquedos”. A escolha é feita em família e depois oferecem a pessoas e instituições carenciadas.

Na escola criou um programa com o mesmo espírito: o Banco Social de Equipamentos. “É uma oportunidade de consciencializar as crianças para o facto de que os recursos são limitados”. Os judocas que têm equipamentos usados, que já não necessitam, podem entregá-los à escola, que por sua vez encaminha para outras crianças, de acordo com as necessidades. “Ter consciência de que nada se gasta, tudo se transforma, é muito importante”, reforça Nuno Delgado e recorda: “Quando era pequeno havia muita dificuldade em comprar equipamentos de judo. Vinham de muito longe, eram tratados como se fossem um tesouro e passavam de geração para geração”.


Embora o judo seja uma actividade indoor, Nuno sempre que pode foge para a liberdade da Natureza. “Sou um grande defensor do bem-estar e não há dúvida que, além do exercício físico, o contacto com a Natureza é determinante e é uma prioridade para a saúde”. Todos os dias, com grande disciplina, arranja tempo na sua sobrecarregada agenda: “Às vezes até programo um alarme no meu telemóvel com a mensagem ‘respirar’!” (risos)
A filosofia da Escola de Judo Nuno Delgado é “formar campeões para a vida”. “Todo o ser humano pode ser um atleta de alta competição e um campeão constrói-se com pormenores”. Nuno faz questão que a consciência solidária para com o próximo e para com o ambiente sejam alguns destes pequenos grandes pormenores.

 

Conhece o que Nuno faz pelo ambiente:


- NÃO AO PAPEL!

Nuno opta sempre que pode pelo formato digital. “Facturas, recibos verdes, comunicações com os pais dos alunos… Evitamos ao máximo usar papel. Nem tenho cartões de visita!”, reconhece. É uma escolha consciente com o objectivo de poupar o ambiente, que lhe trouxe ganhos em organização e eficácia. “Em vez de ter armários enormes cheios de documentos, está tudo no computador”.

 

 

- QUASE VEGETARIANO

Embora ainda coma algumas proteínas animais, Nuno Delgado assume-se como quase vegetariano. “Foi uma evolução natural. Quando deixei de fazer competição as minhas necessidades alimentares mudaram. Fui descobrindo uma nova forma de alimentação que me faz sentir bem”. Sendo uma prioridade na sua vida, faz questão de partilhar esses hábitos alimentares com a família, mesmo com a filha de cinco anos.

 

 

- RECICLAR SEMPRE

Tanto em casa como na escola, Nuno Delgado faz questão de separar os resíduos. “Às vezes, quando temos uma pessoa nova para as limpezas é um pouco complicado pois é preciso sensibilizá-la. Mas tudo se consegue”.

 

 

- SACOS REUTILIZÁVEIS, POR FAVOR

Reconhece que não é muito fácil fugir aos sacos de plástico, mas sempre que tem possibilidade usa sacos reutilizáveis nas suas compras. Para evitar esquecimentos, guarda alguns no carro. “Existe um problema enorme com a acumulação de resíduos plásticos nos oceanos. É algo que me perturba mesmo, por isso tento contribuir para que a situação não piore”.

 

 

- TROCA DE EQUIPAMENTOS

O Banco Social de Equipamentos é um projecto da escola de Nuno Delgado que já tem três anos. A ideia é simples e ambientalmente eficaz: os alunos entregam os quimonos, sacos e cintos usados, que depois são utilizados por outras crianças. “Desde cedo, os mais novos têm de aprender que os recursos são limitados”, alerta Nuno.

 

 

- JUDOCA DE EXCELÊNCIA

Licenciado em Ciências do Desporto, Nuno Delgado é considerado o melhor judoca de sempre em Portugal. Referência e símbolo do desporto nacional, alcançou o ponto mais alto da sua carreira em 2000, quando ganhou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney. Actualmente é o mentor da maior escola de judo do país, um projecto não só desportivo, mas com uma marcante vertente social. Formar campeões para a vida é o grande lema deste desportista, que se sagrou ele próprio campeão nacional de judo logo aos 12 anos. “Ainda não estou satisfeito pois sei que há muita coisa a fazer!”, reconhece. Com grande dinamismo e vontade de vencer, aos 37 anos procura ser um exemplo e uma fonte de inspiração para os cerca de 1.500 alunos do seu projecto.

 

Fotos Filipe Pombo/AFFP 

DESCUBRA AINDA