Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde convida famílias a construir peças criativas com materiais de reciclagem
Sociedade Ponto Verde convida famílias a construir peças criativas com materiais de reciclagem
2011-11-03
Sociedade Ponto Verde convida famílias a construir peças criativas com materiais de reciclagem

A iniciativa decorre no Museu Colecção Berardo, acompanhando a exposição do artista brasileiro Vik Muniz.

 

A Sociedade Ponto Verde, em parceria com o Museu Berardo promove aos fins-de-semana oficinas de reciclagem, convidando crianças, jovens e adultos a contribuir para a construção de uma peça criativa com materiais de reciclagem.

 

A actividade visa associar a temática da reciclagem ao trabalho, actualmente exposto naquele museu, do artista brasileiro Vik Muniz, um dos artistas de maior sucesso da actualidade e que se tem destacado pela série de imagens feitas a partir de materiais aparentemente já sem utilidade. Será disponibilizada uma imagem que os participantes das oficinas irão preencher com materiais como estilha de madeira, papel e granulado de plástico.

 

«Com a organização desta iniciativa, queremos demonstrar que as embalagens que colocamos no ecoponto têm valor. Os materiais usados para a criação da peça, mais não são do que resultantes do processo de reciclagem de embalagens. São aqueles materiais que dão origem a novos objectos e embalagens, mas que no caso podem também criar belas peças de arte.», frisa Luís Veiga Martins, Director-geral da Sociedade Ponto Verde, a entidade responsável por gerir e organizar o sistema de retoma e valorização de resíduos de embalagens.

 

As oficinas, de participação gratuita, funcionam aos Sábados e Domingos, das 15h às 18h, aliando o tema da reciclagem e do aproveitamento dos materiais à arte, de forma a sensibilizar as pessoas para o valor dos materiais que já não nos são úteis.

 

O artista Vik Muniz vem comprovar isso mesmo através da sua obra actualmente exposta no Museu Colecção Berardo, uma exposição que decorre até 31 de Dezembro e que é patrocinada pela Sociedade Ponto Verde.

 

Vik Muniz supreendeu o mundo com a série de imagens feitas a partir de lixo recolhido por “catadores”, num dos maiores aterros sanitários do planeta, o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro, dadas a conhecer pelo documentário “Lixo Extraordinário”, nomeado para o Óscar® de Melhor Documentário 2011.

DESCUBRA AINDA