Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde entrega Prémio Inovação Social Green Project Awards a projeto contra pobreza habitacional
Sociedade Ponto Verde entrega Prémio Inovação Social  Green Project Awards a projeto contra pobreza habitacional
2018-01-16
Sociedade Ponto Verde entrega Prémio Inovação Social Green Project Awards a projeto contra pobreza habitacional

No âmbito da 10ª Edição dos Green Project Awards, a Sociedade Ponto Verde (SPV) entregou no dia 12 de janeiro o Prémio Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde à associação Ineditapanóplia Club pelo projeto Critical Change, um laboratório de inovação social que desenvolve soluções acessíveis, eficientes e sustentáveis que contribuem para combater a pobreza habitacional.

 

O prémio, entregue no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, distinguiu o trabalho da Ineditapanóplia, conhecida por Critical Concrete (http://criticalconcrete.com/) , em parceria com o Just a Change (JaC). Fundada em 2015, a Critical Concrete tem o objetivo de promover um novo modelo de reabilitação e tem focado o seu trabalho na cidade do Porto. Através de uma Summer School, focada na arquitetura sustentável e arte em contexto, trabalha na recuperação de espaços socialmente relevantes, nomeadamente de habitação social, espaços culturais e públicos. Por outro lado, promove a partilha de competências e conhecimentos entre profissionais experientes, jovens e as comunidades locais e promove a reutilização de materiais (incorporação de materiais de plástico, por exemplo, para peças do quotidiano e reforço de estruturas de habitações) e as construções ecológicas e sustentáveis. Por seu turno, o JaC desenvolve projetos de reabilitação de casas de pessoas em situação de pobreza habitacional (87 obras realizadas) e já mobilizou mais de 2000 voluntários para, através destas ações, ajudar a reconstruir as vidas de quem mais precisa.

 

No âmbito do Prémio Inovação Social foram ainda entregues duas menções honrosas à associação 1000Rostos com o projeto Vintage for a Cause e à BIPP – Inclusão para a Deficiência com o projeto SEMEAR.

O prémio promovido pela Sociedade Ponto Verde tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de processos, produtos, serviços ou iniciativas que facilitem a inclusão social, a criação de emprego e rendimentos, a melhoria das condições de saúde e educação, promovendo a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Para mais informações e acesso ao programa, visite por favor, o site http://gpa.pt/

Para mais informações sobre a Critical concrete, visite por favor, o site http://criticalconcrete.com/

DESCUBRA AINDA