Logo Sociedade Ponto Verde

Guia Boa Cama Boa Mesa 2016
Guia Boa Cama Boa Mesa 2016
2016-04-08
Guia Boa Cama Boa Mesa 2016

O Indicador de Sustentabilidade Ambiental, desenvolvido, pela primeira vez, em 2014 pela Sociedade Ponto Verde (SPV), em exclusivo para o guia Boa Cama Boa Mesa, vem reconhecer, pelo terceiro ano consecutivo, os restaurantes e hotéis nacionais que, através do consumo racional de água, da poupança de energia, da gestão de resíduos, entre outras medidas, promovem, no exercício da sua atividade, práticas ambientais sustentáveis.

 

Este índice inovador é calculado através da realização de um questionário individualizado dirigido aos restaurantes e hotéis, o qual, para além de instrumento de avaliação, se revela também como forte instrumento de sensibilização pelas questões que aborda, despertando nos destinatários a responsabilidade ambiental que a todos cabe. Reforço das boas práticas ambientais, poupança de recursos, fomento de rotinas e procedimentos, entre outras, são algumas das melhorias visíveis. Muitas destas, aliás, acabam por ter impacto na redução dos custos operacionais da atividade.

 

A hotelaria é um dos setores em que as preocupações ambientais são mais evidentes e onde os impactos ambientais mais se fazem sentir. Por estas razões, o Indicador de Sustentabilidade Ambiental, avalia questões como os consumos de água e energia, política de compras, cadeias de fornecedores e de resíduos.

 

A partir das respostas obtidas, a Sociedade Ponto Verde, em parceria com o guia Boa Cama Boa Mesa, volta a premiar os estabelecimentos que se distinguiram pelas suas práticas ambientais na hotelaria e na restauração. Todos os contactos realizados, no âmbito das avaliações efetuadas, permitiram informar e sensibilizar os responsáveis pelos diversos estabelecimentos contactados, sobre oportunidades de melhoria.

 

A manutenção deste índice para 2016 vem revelar a contínua preocupação da Sociedade Ponto Verde em sensibilizar o setor da hotelaria e da restauração para o impacto ambiental das suas atividades. Em 2016 é dada, de novo, uma especial atenção à integração do setor com a economia local, ao desperdício alimentar e, naturalmente, à separação dos resíduos.

 

A Sociedade Ponto Verde está confiante de que este Indicador já é uma referência no setor, contribuindo para que este continue a ter uma palavra de peso em matéria de crescimento económico e ambiental do país, tornando esta atividade, também ela, uma referência em Portugal e no estrangeiro pelas suas práticas ambientais de excelência.

 

Saiba mais aqui

DESCUBRA AINDA