Logo Sociedade Ponto Verde

Conferência Pôr a Economia a Circular Resultados
Conferência Pôr a Economia a Circular Resultados
2015-07-09
Conferência Pôr a Economia a Circular Resultados

O Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, a Sociedade Ponto Verde e o BCSD - Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável organizaram a Conferência “Pôr a Economia a Circular”.

 

O evento decorreu no dia 6 de julho, na Estufa Fria, em Lisboa, a partir das 9h00. A abertura do evento esteve a cargo do secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.

 

«Pôr a Economia a Circular» reuniu líderes nacionais e internacionais dos meios empresarial e académico e trouxe a Lisboa a principal referência mundial neste tema, a Ellen MacArthur Foundation, que veio partilhar o conhecimento sobre economia circular que tem liderado nos anos recentes.

 

A economia circular é a transição do modelo linear de produção de bens – extração de matéria-prima, produção, uso e eliminação dos subprodutos – para um modelo onde os materiais são devolvidos ao ciclo produtivo através da reutilização, recuperação e reciclagem. É também uma grande oportunidade para promover a competitividade e a utilização eficiente de recursos, criando valor para a sociedade e valorizando os recursos escassos do Planeta, quando é já evidente que o atual modelo não é sustentável.

 

A Comissão Europeia tem vindo a incentivar o debate para acelerar a transição da Europa para uma economia mais circular. Até ao final do ano, prevê apresentar um ambicioso pacote de medidas sobre a economia circular. Neste sentido, analisará diversas áreas, nomeadamente a política europeia de resíduos, com o objetivo de levar em conta todo o ciclo da economia circular. Para alcançar as metas a definir, irá canalizar fundos de investimento, promover a investigação e a inovação.

DESCUBRA AINDA