Logo Sociedade Ponto Verde

Seminário Internacional de Áreas Protegidas
Seminário Internacional de Áreas Protegidas
2015-04-29
Seminário Internacional de Áreas Protegidas

Hoje e amanhã está a decorrer no CCB o seminário Internacional de Áreas Protegidas.


As áreas protegidas são hoje um desafio de mobilização coletiva para a conservação da natureza e valorização da economia local.


O objetivo deste evento é promover a partilha de conhecimentos entre as entidades envolvidas na conservação da natureza e na procura de soluções inovadoras no que se refere à gestão de áreas protegidas e à valorização das atividades, produtos (materiais e imateriais) ou serviços, públicos e privados, nelas existentes.


Como objetivos específicos destacam-se:

- Sensibilização para o potencial ambiental e económico das Áreas Protegidas;

- Debate sobre vulnerabilidades e oportunidades a ter em consideração em novos modelos de gestão de territórios singulares;

- Reflexão sobre modelos integrados de promoção de produtos de qualidade, da cultura local e das Áreas Protegidas, contribuindo para o compromisso para o crescimento verde;

- Racionalização e reestruturação dos serviços de proteção da biodiversidade.

 

Participarão diversas entidades nacionais e internacionais representativas nos domínios da conservação de áreas protegidas, da valorização de recursos económicos e ambientais e da promoção do turismo de natureza e atividades complementares.


Durante dois dias serão apresentados casos de sucesso nacionais e internacionais e debatidas oportunidades em que os vários agentes de desenvolvimento possam ter um papel ativo.

DESCUBRA AINDA