Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde promove atividades sobre reciclagem no Zoo
Sociedade Ponto Verde promove atividades sobre reciclagem no Zoo
2015-03-20
Sociedade Ponto Verde promove atividades sobre reciclagem no Zoo

No Dia da Árvore, que se assinala no próximo dia 21 de Março, a Sociedade Ponto Verde (SPV) vai colocar à prova os conhecimentos dos visitantes do Bosque Encantado no Jardim Zoológico. Através de um divertido jogo, os mais novos poderão aprender muitas curiosidades sobre a reciclagem.

 

No desafio lançado pela Sociedade Ponto Verde, os visitantes terão de encontrar as respostas certas sobre o processo de reciclagem, junto dos animais do Zoo. A atividade termina no Bosque Encantado, espaço do Jardim Zoológico onde foram utilizadas mais de 16 toneladas de embalagens recicladas de mobiliário urbano utilizado na reabilitação desta área em 2014, o equivalente ao peso de 6 hipopótamos.

 

Sabia que numa hora é reciclado papel suficiente para embrulhar a Torre de Belém? E que para fabricar uma tonelada de papel novo são necessárias entre 10 a 20 árvores? E que para produzir uma tonelada de papel reciclado é apenas necessária uma tonelada de papel usado? Estas são algumas das informações que os mais novos vão descobrir através do jogo “Uma aventura entre os animais e a reciclagem”.

 

«Diversos objetos úteis podem resultar da reciclagem de embalagens usadas, como o mobiliário urbano que faz parte do Bosque Encantado. É missão da Sociedade Ponto Verde alertar e consciencializar a população para os benefícios da rotina de separar os resíduos de embalagens e demonstrar a importância do contributo de cada um para que seja dada uma nova vida a todos os resíduos por si gerados. Por esta razão, o Bosque Encantado é o espaço ideal para os mais jovens se divertirem e aprenderem mais sobre a reciclagem e os seus benefícios, nomeadamente vendo e tocando em materiais produzidos a partir da reciclagem de plásticos», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

Para a criação do “Bosque Encantado” foram utilizados:

 

150.000  

pacotes de batatas fritas, o mesmo peso médio de 3 tigres machos

66.000

embalagens de champô, o peso de 2 girafas

90.000

copos de iogurte, o peso de 4 elefantes recém-nascidos

100.000

sacos de compras, o equivalente ao peso de 2 golfinhos

230.000  

garrafas de plástico, o peso que um leão-marinho come de peixe durante 2 invernos

250

pneus reciclados, o peso de 880 araras

 

 Em 2014, a Sociedade Ponto Verde encaminhou para reciclagem 419 mil toneladas de embalagens recuperadas no fluxo urbano, o equivalente ao desvio de aterro do peso de mais de 100 mil elefantes.

DESCUBRA AINDA