Logo Sociedade Ponto Verde

Sociedade Ponto Verde requalifica
Sociedade Ponto Verde requalifica
2014-05-21
Sociedade Ponto Verde requalifica

Mais de 16 toneladas de embalagens recicladas foram utilizadas no mobiliário urbano que irá requalificar o Bosque Encantado do Jardim Zoológico. A reabertura do novo espaço, renovado com o apoio da Sociedade Ponto Verde, decorrerá no próximo dia 28 de maio, pelas 10h30, coincidindo com a celebração dos 130 anos do ZOO.

 

Ao apoiar a renovação deste espaço, a Sociedade Ponto Verde pretende demonstrar aos cidadãos que diversos objetos úteis podem resultar da reciclagem de embalagens usadas, contribuindo também para promover a utilização de materiais reciclados. Sendo o Jardim Zoológico um espaço de informação e sensibilização sobre ambiente e biodiversidade dedicado sobretudo a um público muito jovem, é muito importante que possam ter exemplos reais de aplicação das embalagens após a sua reciclagem.

 

«O Jardim Zoológico desempenha um papel fundamental na proteção e na conservação da Natureza, razão que nos levou a apoiar este projeto. Ao mesmo tempo, a Sociedade Ponto Verde pretende demonstrar que a reciclagem permite dar origem a diversos objetos que usamos todos os dias, dando uma nova vida às embalagens usadas que colocaram no ecoponto.», sublinha Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.

 

 Para a criação do “Bosque Encantado” foram necessários:

150.000  

pacotes de batatas fritas, o mesmo peso médio de 3 tigres machos

66.000

embalagens de champô, o peso de 2 girafas

90.000

copos de iogurte, o peso de 4 elefantes recém-nascidos

100.000

sacos de compras, o equivalente ao peso de 2 golfinhos

230.000  

garrafas de plástico, o peso que um leão-marinho come de peixe durante 2 invernos

250

pneus reciclados, o peso de 880 araras


Esta nova área irá também disponibilizar informação sobre aves que fazem parte da apresentação, bem como sobre algumas que estão, em Portugal, em vias de extinção. Foi também renovada a sinalética existente e criada uma área de brincadeira para as crianças com “casinhas de aves”, todas feitas em plástico reciclado

Também na comemoração do seu 130º aniversário o Zoo irá ser certificado pela Ponto Verde Serviços com o selo 3R6. Pela primeira vez na sua história, o Zoo vai ter ecopontos para que o público possa separar as embalagens usadas em todo o recinto.

DESCUBRA AINDA