Entre janeiro e maio deste ano, a Sociedade Ponto Verde enviou para reciclagem 130 mil toneladas de embalagens, um aumento de 4% face ao período homólogo de 2019. Estes resultados da recolha selectiva demonstram que os comportamentos dos portugueses face à reciclagem mantiveram-se positivos, apesar do contexto desafiante colocado pela pandemia e período de confinamento.
Investigação e inovação de embalagens para melhores resultados de reciclagem e mais informação para os consumidores são caminho para atingir objetivos da economia circular. Estas foram algumas das conclusões do webinar “Talk4Recycling”, organizado pela Sociedade Ponto Verde, que decorreu na terça-feira, ao qual assistiram mais de 350 participantes e que reuniu empresas, academia e especialistas em torno da reciclabilidade.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lança uma nova iconografia de reciclagem que procura levar as marcas a ajudar o consumidor na hora de fazer a separação de resíduos. Além da indicação em que ecoponto deve ser colocada, cada embalagem terá indicações precisas, que explicam de forma detalhada como reciclar corretamente.
A busca por ideias que resolvam a problemática da presença de EPS/XPS nos Oceanos não é recente e, por isso, a Sociedade Ponto Verde quis reforçar esta causa criando, no âmbito do projeto OCEANWISE, a plataforma Ocean's Calling e lançando o desafio a quem se quisesse juntar a nós nesta luta.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lança a sua nova campanha “Não te separes do essencial”, um agradecimento para todos os portugueses que, em tempos que têm exigido grande isolamento social devido à pandemia de Covid-19, continuam a conseguir fazer da reciclagem um hábito do seu dia-a-dia e a acreditar que “reciclar faz parte da solução”.
Utilizar componentes na embalagem facilmente separáveis, preferir as embalagens incolores às coloridas, evitar que os rótulos ocupem mais de 2/3 da embalagem e procurar formatos facilmente desdobráveis ou espalmáveis são algumas das recomendações do Ponto Verde Lab, a plataforma digital, lançada pela Sociedade Ponto Verde (SPV), que desafia quem produz ou coloca as embalagens no mercado a apostar na inovação para a reciclagem e maior reciclabilidade de materiais.
|