2ª edição do Ponto Verde Open Innovation
2ª edição do Ponto Verde Open Innovation
2017-12-26
2ª edição do Ponto Verde Open Innovation
Além do estudo de “Avaliação do Potencial da Economia Circular em Portugal”, a Sociedade Ponto Verde apresentou a 2ª call do Ponto Verde Open Innovation, projeto que aposta no crescimento sustentável, na promoção de uma economia circular e na produção de conhecimento. Nesta segunda edição a iniciativa vai apoiar projetos de investigação, desenvolvimento e inovação de universidades, startups, empresas ou pessoas singulares (maiores de 18 anos) relacionados com dois eixos estratégicos: crescimento sustentável e promoção da economia circular.

 

Com este programa, a SPV «promove a investigação, desenvolvimento e inovação apoiando projetos orientados para a melhoria de processos relevantes no âmbito do funcionamento do circuito de gestão de resíduos de embalagens», explicou Rui Frade, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Ponto Verde.

 

Ao nível do crescimento sustentável pretende-se contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono através da utilização racional dos recursos, incentivando a recolha seletiva, a separação de resíduos e a reciclagem , melhorando simultaneamente a eficiência energética e produtiva. Este eixo visa orientar uma melhoria de processos no âmbito do funcionamento do circuito de gestão de resíduos de embalagens, nomeadamente ao nível dos processos de ecodesign, da produção e de valorização de resíduos. No caso da promoção da economia circular, pretende-se fomentar uma economia assente nos princípios de circularidade, garantindo a produção e a valorização de resíduos de modo a desenvolver novas aplicações dos materiais reciclados e fomentar a sua reincorporação nas cadeias de valor e na valorização dos materiais atualmente enviados para eliminação.

 

Com este programa, a Sociedade Ponto Verde visa contribuir para a prevenção ao nível dos processos produtivos; a melhoria dos processos de ecodesign; a produção e valorização de resíduos (reciclagem ou outros tipos), com especial ênfase em novas aplicações dos materiais reciclados, com vista a promover a sua reincorporação nas cadeias de valor; a valorização dos materiais atualmente enviados para eliminação. O período de candidaturas decorre entre 2 de janeiro e 28 de fevereiro em www.pontoverdeopeninnovation.com

 

Desde a sua criação que a Sociedade Ponto Verde tem vindo a apoiar e dinamizar a investigação e desenvolvimento. Ao longo de duas décadas, já investiu mais de 2 milhões de euros nesta área.
DESCUBRA AINDA
id noticia: 92