Ponto Verde Open Innovation é a mais recente iniciativa da Sociedade Ponto Verde para apoio a projetos de I&D e ideias de negócio que promovam a economia circular
Ponto Verde Open Innovation é a mais recente iniciativa da Sociedade Ponto Verde para apoio a projetos de I&D e ideias de negócio que promovam a economia circular
2016-02-04
Ponto Verde Open Innovation é a mais recente iniciativa da Sociedade Ponto Verde para apoio a projetos de I&D e ideias de negócio que promovam a economia circular

Abrem hoje as candidaturas ao Ponto Verde Open Innovation, uma iniciativa promovida pela Sociedade Ponto Verde e que se propõe a apoiar projetos de Investigação & Desenvolvimento (I&D), modelos e projetos de negócio impulsionadores e dinamizadores da economia circular.

 

Esta iniciativa conta com apoio institucional  do Ministério do Ambiente e será operacionalizada com o apoio de um conjunto de parceiros de relevo das mais diversas áreas, nomeadamente investigadores, investidores, associações setoriais, empresas e universidades, que poderão proporcionar diversos tipos de apoio, nomeadamente mentoring, incubação de empresas e financiamento.

 

«Estamos certos de que o Ponto Verde Open Innovation será um importante impulsionador do empreendedorismo nacional, da inovação e da investigação, ou seja, do setor económico, com impacto positivo também a nível social, na criação de empregos e no estímulo à formação. Por outro lado, acreditamos que contribuirá também para a redução dos impactos a nível ambiental, ao apoiar projetos de negócio impulsionadores da economia circular, por oposição a uma sociedade caraterizada pelo desperdício», sublinhou Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde, no evento “Acelerar rumo à economia circular”.

 

O evento, que decorreu hoje em Lisboa, assinalou a abertura de candidaturas, cujo período se entenderá até 8 de Abril, e deu a conhecer casos nacionais e internacionais que se distinguem na área da economia circular.

 

Na Europa estima-se que atualmente mais de quatro milhões de pessoas trabalhem no setor das eco-indústrias. O mercado das tecnologias “verdes”, por sua vez, está avaliado em um trilião de euros e espera-se que duplique dentro de cinco anos.

 

«Acreditamos que Portugal também pode e deve beneficiar do potencial associado a esta mudança de paradigma económico, já que dispõe do conhecimento e dos recursos para o fazer», acrescentou Luís Veiga Martins.

 

De acordo com o estudo “Contributos da Gestão de Resíduos Urbanos para o Desenvolvimento Socioeconómico e Ambiental de Portugal”, da autoria da consultora ambiental 3Drivers e do Instituto Superior Técnico, as atividades de gestão de resíduos urbanos têm um impacte económico direto de 357 milhões de euros, permitindo também a criação de mais de 15.000 postos de trabalho diretos e indiretos.

 

Não obstante, os dados disponíveis apontam para que apenas uma fração reduzida dos materiais constituintes dos produtos em fim de vida volte a ser reintroduzida na cadeia de produção, existindo um enorme potencial de aproveitamento nesta área. Neste sentido, a Sociedade Ponto Verde, que há quase 20 anos tem sido motor da reciclagem de resíduos de embalagem, entendeu apostar no reforço da sua missão e lançar esta iniciativa em conjunto com parceiros de relevo.

 

Entre os parceiros que já aderiram à iniciativa fazem parte as seguintes instituições:

 

- AEP – Câmara de Comércio e Indústria

- AEPSA - Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente

- Building Global Innovators

- Centro de Valorização de Resíduos

- EY

- Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

- Fundação AIP

- Horizonte 2020

- Millennium bcp Capital

- Nova School of Business and Economics

- Porto Business School

- Startup Lisboa

- The Lisbon MBA

- Universidade do Minho

- Universidade do Porto

- VdA

 

Por outro lado, é apoiado por um conjunto de personalidades de reconhecido mérito que aceitaram o desafio de integrar o Advisory Board do Ponto Verde Open Innovation: Ana Isabel Trigo Morais (APED); António Lobo Antunes (neurocirurgião), Augusto Mateus (Augusto Mateus & Associados), Fernando Leite (Lipor), Francisco Nunes Correia (membro do “High Level Steering Group” da Parceria Europeia para a Inovação no Domínio da Água), Jorge Rodrigues (Suma), Nuno Lacasta (Agência Portuguesa do Ambiente), Paulo Ferrão (MIT Portugal) e Viriato Soromenho Marques (Professor Catedrático).

 

As candidaturas poderão ser apresentadas através do site: http://pontoverdeopeninnovation.com/

 

Ao longo dos seus 19 anos de atividade, a Sociedade Ponto Verde já investiu mais de 2 milhões de euros no apoio à investigação e desenvolvimento.

DESCUBRA AINDA
id noticia: 36