Lidl promove alimentação saudável em 60 escolas do país com Super Gang dos Frescos
Lidl promove alimentação saudável em 60 escolas do país com Super Gang dos Frescos
2015-09-14
Lidl promove alimentação saudável em 60 escolas do país com Super Gang dos Frescos

Desde o início do mês de Setembro, o Gang dos Frescos está de volta às lojas Lidl, com o cogumelo, o figo, a maçã, a ervilha, o tomate, o pimento amarelo, a laranja e o mirtilo, a ensinar e incentivar os mais pequenos a adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis.

 

A Quinta Pedagógica Armando Villar, em Cascais, foi o palco escolhido para apresentar as atividades lúdico-pedagógicas que o Lidl, em parceria com a Direção-Geral de Saúde, o Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável e a Direção-Geral de Educação, vai promover em 60 escolas do 1º Ciclo de norte a sul do país, para incentivar o consumo de frutas e legumes. O roadshow pelas escolas arranca já no dia 23 de setembro na Escola Básica Lejana, em Faro, e tem como principal objetivo destacar a importância da adoção de uma alimentação saudável, aliada à prática de atividade física regular, com mensagens adicionais sobre a higiene oral, a importância do sono e a segurança na cozinha.

 

Com a ajuda das mascotes Super Gang dos Frescos, esta campanha visa ensinar e incentivar os mais pequenos a adotar estilos de vida saudáveis e sustentáveis, de forma lúdica e pedagógica. Os peluches representam frutas e legumes e também eles têm uma voz ativa ao transmitir conselhos úteis e informação sobre os alimentos, nomeadamente sobre os poderes das vitaminas, para que as crianças se familiarizem desde cedo com as melhores escolhas que podem fazer para a sua saúde. A iniciativa irá ainda oferecer peças de fruta aos alunos das escolas por onde esta iniciativa irá passar.

 

A Science4You, empresa portuguesa que cria brinquedos educativos e científicos, foi convidada a desenvolver um jogo didático, em formato de questionário, que vai ajudar a passar as mensagens sobre o tema.

 

A par deste questionário, vai ser ainda desenvolvido o jogo “Vamos às compras” para ensinar às crianças que alimentos devem privilegiar quando acompanham os pais nas compras. Para reforçar todas estas mensagens e alargar a sua abrangência, a comunidade escolar vai ainda ser convidada a participar num concurso de culinária a nível nacional – “Vamos Cozinhar com o Gang dos Frescos”.

 

Para Vanessa Romeu, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Lidl Portugal, “a campanha Super Gang dos Frescos visa reforçar a missão do Lidl na promoção de hábitos de vida saudável e está em linha com a política de responsabilidade social da empresa, que aposta cada vez mais em ações efetivas de mudança de comportamentos junto dos consumidores. Numa época marcada pelo sedentarismo, até nas brincadeiras das crianças, queremos ensinar aos mais pequenos e, indiretamente também aos seus pais e encarregados de educação, que por exemplo usar as escadas em vez do elevador é uma escolha muito simples que promove simultaneamente a atividade física e ajuda o meio ambiente.”

 

A colaboração da Direção-Geral de Saúde neste projeto é justificada pela missão a cumprir pelo Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável. “A Organização Mundial de Saúde considera o consumo de pelos menos 400g de frutos e hortícolas (5 porções) diariamente como uma das mais importantes medidas para a  prevenção de problemas tão frequentes em Portugal como a obesidade, a doença cardiovascular ou oncológica. A Direção-Geral da Saúde não pode por isso deixar de apoiar projetos como o  Super Gang dos Frescos em que se incentiva e valoriza o consumo destes importantes produtos alimentares junto da população e em particular, da mais jovem e em idade escolar”, destaca Pedro Graça, Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável/DGS.

 

Também a Direção-Geral da Educação se associa a este projeto validando a componente pedagógica e didática dos materiais disponibilizados. “As mensagens subjacentes à campanha ‘Gang dos Frescos’ promovem a alimentação saudável junto da comunidade escolar do ensino básico, reforçando a tomada de consciência na necessidade de mudar comportamentos alimentares desde as idades mais jovens”, afirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação.

 

Desde 2011, o Lidl e a Direção-Geral de Saúde promoveram projetos de responsabilidade social sobre o tema “estilos de vida saudável” junto de mais de 37.000 alunos do primeiro ciclo, com as ações “Regresso às Aulas”, “Missão Crescer Forte e Saudável” e “Gang dos Frescos”. Estas ações decorreram em cerca de 140 escolas de todo o país. O trabalho desenvolvido foi destacado o ano passado no Food and Nutrition Awards com uma menção honrosa para o projeto do Gang dos Frescos nas escolas. 

 

DESCUBRA AINDA
id noticia: 23