A gestão de resíduos durante a Pandemia COVID-19
A gestão de resíduos durante a Pandemia COVID-19
2020-03-24
A gestão de resíduos durante a Pandemia COVID-19

Vivemos atualmente uma situação complexa a nível mundial devido ao novo vírus COVID-19.

Este cenário obrigou a repensar hábitos, ajustarmos o modo de trabalho e alterar a grande maioria dos serviços do país. A gestão dos resíduos não é exceção.

A Direção Geral da Saúde e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática definiram novas regras e cuidados e ter na deposição dos resíduos, para evitar uma maior contaminação e propagação do vírus.

 

Mas afinal que cuidados precisa de ter?

Caso esteja em contacto com casos suspeitos ou confirmados de infeção por COVID-19 em tratamento no domicílio, todos os resíduos produzidos pelos infetados e por quem lhes presta assistência devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade. Os sacos, devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um 2º saco, também ele devidamente fechado, e ser depositado no contentor do lixo comum.
Todas as máscaras, luvas e lenços descartáveis utilizados deverão ser sempre colocados no contentor do lixo comum.

 

Ao cumprir com estas medidas está a proteger a sua saúde, mas também a dos trabalhadores que continuam a assegurar a limpeza das ruas e a recolha de resíduos da sua zona de residência.

Para saber que tipo de medidas de segurança e prevenção está a dotar a sua zona deverá contactar a sua Câmara ou Sistema Municipal.

Poderá também consultar a informação adicional disponível no site da Agência Portuguesa do Ambiente ou no Portal da Direção-Geral da Saúde.

 

DESCUBRA AINDA
id noticia: 139