Reunimos em Livro Contributos de 20 anos de Investigação
Reunimos em Livro Contributos de 20 anos de Investigação
2019-03-07
Reunimos em Livro Contributos de 20 anos de Investigação

A Sociedade Ponto Verde (SPV) reúne 20 anos de Investigação & Desenvolvimento em livro, onde são partilhadas as conclusões dos projetos financiados e reveladas as recomendações para o futuro. A obra é mais um contributo para promover os valores da otimização de utilização dos recursos e da sustentabilidade, permitindo uma reflexão sobre o investimento realizado, os seus resultados e o impacto para a comunidade científica.

 

No total, mais de 30 projetos foram aprovados pela SPV, representando um alcance diversificado e transversal no setor das embalagens e dos resíduos. Em foco, estiveram não só as indústrias, como também os consumidores e gestores dos sistemas de recolha.

 

A CEO da SPV, Ana Isabel Trigo Morais, afirma: “A missão da SPV está intimamente ligada ao apoio técnico e financeiro a projetos de investigação. Com este livro, oferecemos uma visão sobre a constante evolução tecnológica, social e económica na gestão dos resíduos. Fomos pioneiros ao desenvolver modelos de financiamento e promoção de I&D, recorrendo à inovação aberta promovendo parcerias empresariais e autárquicas, integrando as necessidades dos stakeholders do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE). Agora, mais do que nunca, procuramos responder a novos desafios, que devem ser norteados pelos princípios da circularidade.”

 

Intitulado “20 anos de Investigação & Desenvolvimento na Sociedade Ponto Verde”, o livro é assinado por Luísa Schmidt, Pedro Almeida Vieira e Pedro Prista, com a colaboração de David Travassos. Todos os autores são membros do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa).

 

Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal do ICS-ULisboa, faz parte da equipa que introduziu a Sociologia do Ambiente em Portugal, tanto na investigação, como no ensino, em articulação com a sociedade civil. Membro de várias organizações internacionais e autora de diversas obras e da série televisiva “Portugal, um Retrato Ambiental”, em 2016, recebeu o Prémio Ciência Viva Media da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ministério da Ciência).

 

Pedro Almeida Vieira é licenciado em Engenharia Biofísica pela Universidade de Évora, tendo experiência em associativismo ambiental e no jornalismo. Já foi galardoado com três prémios de imprensa e, em 2003, recebeu o Prémio Nacional do Ambiente Fernando Pereira.

 

Pedro Prista dirige o Departamento de Antropologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. No seu vasto currículo tem investigações sobre processos de transformação na sociedade portuguesa, com especial enfoque em temas como emigração, turismo, ambientalismo e alterações climáticas, entre outros.

 

O lançamento de “20 anos de Investigação & Desenvolvimento na Sociedade Ponto Verde” foi realizado, hoje, na “Conferência Economia Circular | Pensar o Futuro de Forma Circular”. O evento juntou decisores políticos, especialistas, académicos e criativos, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

DESCUBRA AINDA
id noticia: 119