Um Natal mais amigo do Ambiente? Sim, é possível!
Um Natal mais amigo do Ambiente? Sim, é possível!
2018-11-29
Um Natal mais amigo do Ambiente? Sim, é possível!

Chegou a altura mais mágica do ano e com ela chegam também as luzes, as decorações e as mesas recheadas de iguarias passadas de geração em geração. O Natal é uma época para revermos os nossos amigos e familiares e mostrarmos o quanto estes são importantes para nós. Mas no meio de tanta azáfama, certifique-se de que o nosso planeta não fica esquecido! Por isso, para que este ano possa ter um Natal mais ecológico e amigo do ambiente, a Sociedade Ponto Verde reuniu dicas muito simples, fáceis e divertidas para pôr em prática. Espreite e neste Natal, transforme ideais em gestos reais.

 

  1. Uma casa natalícia

Para entrar no espírito natalício a 100%, a casa tem de estar a condizer! Reutilizar as decorações do ano passado é uma excelente ideia, até porque muitas guardam já memórias que valem a pena recordar. Mas se preferir mudar a decoração, então que tal fazer uma troca com amigos e familiares? Assim terá uma decoração nova, económica e amiga do ambiente.

  1. As luzes de Natal

Uma árvore de Natal só fica completa com luzes. Brancas, amarelas, às cores ou com música. É um pormenor que faz toda a diferença, mas que representa um grande gasto de energia. Por isso, este ano aproveite para renovar as suas luzes e opte por umas LED. Sabia que as lâmpadas LED podem poupar até cerca de 80% da energia comparadas com as outras?

  1. Dê largas à imaginação

Com os materiais que tiver por casa, como jornais, revistas e restos de papel de embrulho de natais passados, dê largas à imaginação e faça embrulhos e postais originais que vão certamente ser o centro das atenções. Se precisar de inspiração, existem inúmeros sites com ótimas ideias! Se preferir um embrulho mais tradicional, então opte por embrulhos feitos de papel reciclado.

  1. Na hora de ir às compras

Quando chegar a hora de ir às compras, desloque-se até lá de bicicleta ou de transportes. Assim faz exercício e ainda consegue escapar ao trânsito! Leve também um saco para trazer as compras, evitando o desperdício de mais sacos.

  1. À mesa

À mesa também é possível pensar no ambiente, comece por fazer uma lista apenas daquilo que é mesmo necessário e preste atenção às quantidades. Afinal, quem é que gosta de comer a mesma coisa vários dias seguidos ou acabar por deitar fora aquelas broas que se arrastam há dias em cima da mesa

  1. E depois da meia noite?

Depois das prendas abertas, lembre os miúdos e graúdos de não se esquecerem de aproveitar os papéis de embrulho que estiverem bons. Estes vão dar jeito para as próximas sessões de pintura e colagens lá em casa ou mesmo para o próximo Natal. O papel que já não conseguir aproveitar, já sabe o que fazer: encaminhe para o ecoponto azul.

  1. Depois do Natal, os festejos continuam com a noite de Reveillon.

Em casa entre amigos ou em festa na rua, garanta que qualquer embalagem consumida é devidamente separada. Todas as garrafas de champanhe abertas à meia noite, se colocadas no vidrão, poderão facilmente ser as garrafas do próximo ano!

DESCUBRA AINDA
id noticia: 112