logo Sociedade Ponto Verde

Quem somos
espaço
Sociedade Ponto Verde provomer a recolha selectiva, a retoma e reciclagem de embalagens em Portugal
espaço
Porque existimos
   
É simples. A lei diz-nos que a responsabilidade pela gestão e destino final dos resíduos de embalagens cabe às empresas embaladoras ou importadoras que colocam produtos embalados no mercado. Porém, a lei também nos diz que esta responsabilidade pode ser delegada numa entidade devidamente licenciada para o efeito, visto que seria difícil para as empresas recolher individualmente essas embalagens em casa dos consumidores.
Desde 1996 Assim, desde 1996 que a Sociedade Ponto Verde, criada por um conjunto de empresas que colocam os produtos embalados no mercado (embaladores), é um parceiro privilegiado para a reciclagem das embalagens, assegurando as condições necessárias para um ciclo de sustentabilidade praticamente infinito, e contribuindo para o aumento da vida útil dos materiais e para a preservação do ambiente.

Objectivos
   
A nossa missão é gerir e organizar Sigre
 
A nossa missão é organizar e gerir a retoma e valorização dos resíduos de embalagens,
através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens (SIGRE)

Fazemo-lo em nome dos embaladores/importadores, dos fabricantes de embalagens e materiais de embalagem, e também dos distribuidores.

O que fazemos

Financiamos, Garantimos, Acompanhamos, Promovemos, Apoiamos
 
financiamos as Câmaras Municipais na recolha e manutenção dos ecopontos garantimos a reciclagem dos resíduos separados, vendendo as embalagens usadas aos recicladores (papel/cartão, vidro, plástico, madeira, aço e alumínio) acompanhamos as embalagens garantindo que têm o destino final adequado: reciclagem ou valorização energética promovemos a sensibilização e educação ambiental junto dos consumidores, através de campanhas nos meios de comunicação social e através de apoio aos municípios apoiamos programas de investigação que estimulam o desenvolvimento do mercado de produtos e materiais reciclados
 

Objectivos Pirncipal, Taca de Retoma, Corpo Accionista, Ponto Verde no Mundo PDF LINK


marcos na história da Sociedade Ponto Verde
  • 2020
    2020
    “Não te separes do essencial”, um agradecimento para todos os portugueses que, em tempos que têm exigido grande isolamento social devido à pandemia de Covid-19, continuam a conseguir fazer da reciclagem um hábito do seu dia-a-dia e a acreditar que “reciclar faz parte da solução”.
  • 2019
    2019
    "Recuperar o verdadeiro Natal e a tradição de sempre é o mote da campanha natalícia da Sociedade Ponto Verde (SPV), que pretende levar os portugueses a refletir sobre a importância dos pequenos gestos que devem ser mantidos ao longo de todo o ano, desde a união à reciclagem.
  • 2019
    2019
    "É só desta vez.” é a frase que dá o mote para a nova campanha de sensibilização da SPV que vem pôr os portugueses a pensar na importância de todos participarmos na reciclagem. O filme usa comportamentos socialmente incorretos para provar que uma vez são sempre “vezes a mais".
  • 2019
    2019
    "No dia 11 de janeiro celebra-se o Dia Internacional do Obrigado e a Sociedade Ponto Verde não pode deixar de agradecer a cada um dos portugueses que faz da reciclagem um caso de sucesso em Portugal e que, embalagem a embalagem, transforma o nosso planeta num lugar melhor.
  • 2018
    2018
    "Transforme Ideais em Gestos Reais” foi o desafio que a SPV lançou aos portugueses, incentivando-os a tornarem-se parte ainda mais ativa no grande e importante compromisso que é a reciclagem.
  • 2017
    2017
    Com a campanha No Natal Descobre a Magia de Reciclar mostrámos aos portugueses que a reciclagem, numa época de grande produção de resíduos, é um gesto tão encantador que pode até transformar embalagens em presentes.
  • 2017
    2017
    A campanha “Reciclagem, Sempre!” surge em 2017 com o objetivo de incentivar hábitos de reciclagem em qualquer contexto. A SPV quer ir mais longe e levar os hábitos da separação de embalagens para fora de casa.
  • 2015
    2015
    Em 2015 quebrámos mitos de reciclagem com a ajuda do Nuno Markl e César Mourão.
  • 2014
    2014
    A Missão Reciclar foi a maior acção de sensibilização no terreno, lançada pela Sociedade Ponto Verde. Através desta iniciativa, a SPV contactou 2 milhões de lares portugueses e distribuiu 300 mil ecobags.
  • 2013
    2013
    Muito se pode dizer sobre reciclagem num minuto. Em 9 filmes contámos várias histórias e esclarecemos muitas dúvidas.
  • 2012
    2012
    Em 2012 mostrámos aos portugueses o que todos juntos conseguimos reciclar numa hora, como papel suficiente para embrulhar a ponte sobre o Tejo ou metal para produzir 450 bicicletas.
  • 2011
    2011
    Comemorámos 15 anos! e graças a si criámos as primeiras 30 salas de estudo apoiadas pela campanha "Message in a bottle" que apelava à separação do vidro.
  • 2010
    2010
    Continuámos a assumir a nossa responsabilidade social com a campanha "Reciclar é dar e receber". Mais uma vez com a sua ajuda, conseguimos oferecer 2 000 kits escolares a crianças carenciadas do 1º ciclo que assim entraram com o pé direito na sua vida escolar.
  • 2009
    2009
    Tem início a actividade da SPV como entidade gestora de resíduos perigosos de embalagens industriais não urbanas. A campanha "Embalagens" mostrou-lhe em que se transformam as embalagens recicladas e deixou-nos a todos com um sorriso nos lábios, não deixou?
  • 2008
    2008
    É criada a primeira campanha de responsabilidade social, em colaboração com a Laço e graças a todas as embalagens que colocou nos ecopontos, comprámos duas carrinhas móveis de rastreio do cancro da mama. Em nome de todas as mulheres portuguesas, obrigada!
  • 2007
    2007
    "Crescidos" e "Pedinchões" terminam o ciclo iniciado com "Piqueno" dois anos antes, quebrando as barreiras dos não separadores.
  • 2006
    2006
    A SPV comemora 10 anos! "Perguntas" e "Teatro" voltam a responder às dúvidas de todos nós consumidores.
  • 2005
    2005
    A SPV criou um novo logotipo num contexto de modernização da sua imagem. As crianças passam a ser as estrelas das nossas campanhas de publicidade com "Enganos" e "Piqueno". É também o ano em que atingimos, com a sua preciosa ajuda, as primeiras metas de reciclagem!
  • 2004
    A licença da SPV é renovada pelo Ministério das Actividades Económicas e do Trabalho e pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, para a gestão de todas as embalagens. Estreámo-nos na televisão com programas como Ponto Verde e Ponto por Ponto.
  • 2001
    Mantivemos a nossa presença assídua na televisão com diversas campanhas, como é exemplo a menina que nos ensinava a separar embalagens. É ou não é uma brincadeira de crianças?
  • 2000
    2000
    Das embalagens estritamente domésticas passamos a poder gerir também as embalagens não-urbanas (industriais, agrícolas, comerciais e de serviço). Neste ano, o chimpazé mais famoso da televisão, o Gervásio, ensinou-nos que todos conseguimos separar embalagens!
  • 1999
    1999
    Estreamos a nossa primeira campanha institucional na televisão. O "Feijão" da reciclagem começa a germinar na cabeça de todos os portugueses. Tem também início o sub-sistema Verdoreca(dedicado à Hotelaria, Restauração e Cafetaria).
  • 1998
    1998
    Abrimos portas em Janeiro nas nossas primeiras instalações ao mesmo tempo que entrava em vigor a legislação nacional sobre gestão de embalagens. As primeiras embalagens foram enviadas para reciclagem no dia 10 de Julho!
  • 1997
    1997
    Os Ministérios da Economia e do Ambiente dão-nos a primeira licença para gerirmos o Sistema Ponto Verde para as embalagens que utilizamos em nossa casa (domésticas). Começamos a dar passos na imprensa com o nosso primeiro anúncio.
  • 1996
    1996
    A SPV é criada em Novembro, por iniciativa das empresas que embalam os produtos que todos nós consumimos.
icon Slider
icon Slider
icon Slider




-->