logo Sociedade Ponto Verde

SABIA QUE


EM 2015, A SOCIEDADE PONTO VERDE ENCAMINHOU PARA RECICLAGEM 442 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS URBANOS DE EMBALAGENS.
O EQUIVALENTE A...




A reciclagem é uma das partes mais importantes no ciclo de sustentabilidade – sabemos que está bem ciente deste facto. Mas sabia que os materiais daí resultantes são usados com muito mais frequência do que se possa pensar?

Diariamente, passam-nos pelas mãos dezenas de embalagens e objectos de plástico, metal, papel, vidro e madeira que foram produzidos graças à reciclagem das embalagens que separámos em casa e colocámos nos ecopontos.

Já se questionou sobre o que acontece às embalagens depois de as separar e colocar nos ecopontos?

Plástico O caso do plástico é verdadeiramente surpreendente, tal a diversidade de objectos que são produzidos a partir da sua reciclagem. Algo tão simples como um frasco de detergente de roupa pode vir a transformar-se em vasos, tubos para canalização, mesas de jardim ou fibra de enchimento para blusões. Uma garrafa de água pode dar origem a fibra para indústria têxtil, sendo transformada em malha polar para t-shirts e camisolas.
Metal No caso dos metais, o aço e o alumínio reciclados dão origem a peças de uso comum, como os bicos do fogão e de esquentador. O seu automóvel provavelmente terá muitas peças produzidas graças às latas de conserva que colocou no ecoponto.
Vidro Sabia que todo o vidro usado (casco) é utilizado no fabrico de garrafas, boiões e frascos? Na realidade, quase todo o vidro produzido em Portugal contém casco de vidro reciclado.
Papel O papel reciclado tem um grande número de aplicações, nomeadamente, na produção de papel de jornal, caixas de cartão canelado, papel higiénico, rolos de cozinha, embalagens de cartão, etc. E, ao contrário do que se possa pensar, o papel reciclado não dá origem apenas aos objectos rústicos que vemos à venda nas papelarias, o seu uso é muito mais amplo e generalizado.
Madeira A madeira dá origem a aglomerado, o material utilizado em grande parte do mobiliário que temos em casa.

É crucial chamarmos a sua atenção para o facto de que, sem a sua contribuição, este ciclo é quebrado. Prolongar o ciclo de vida das embalagens, tornando-as objectos valiosos mesmo depois de usadas, depende apenas da separação das embalagens, que começa em nossa casa.